Todos os campi

Ex-aluno da UFV é o novo presidente da Associação Brasileira de Química

09/11/2023

O ex-aluno do curso de Licenciatura em Química Jean Carlos Antunes Catapreta e o professor aposentado do Departamento de Química Efraim Lázaro Reis assumiram, respectivamente, os cargos de presidente e diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Química (ABQ). A posse aconteceu no dia 31 de outubro, durante a abertura do 62º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), em Natal (RN). Graduado na UFV em 2003, Jean Carlos é atualmente professor da Universidade Federal do Piauí e coordenador, no país, da Olimpíada Nacional de Ciências. Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos.

Fundada em 1922, a ABQ é considerada a associação científica mais antiga do Brasil. Ela promove e apoia, junto à sociedade em geral, discussões e ações estratégicas para a difusão da Química e áreas afins, nos campos da ciência, educação, tecnologia e inovação. Desde 1995, promove o Programa Nacional Olimpíadas de Química, com a participação de estudantes de todos os estados. Os melhores classificados representam o Brasil nas olimpíadas Ibero-Americana (OIAQ) e Internacional de Química (IchO).

Djalma, Jorge, Jean Carlos, Laís e Efraim posam para a foto lado a lado. Todo susam crachás azuis e brancos. No centro da foto, o novo presidente da ABQ, ladeado pelos representantes do Conselho Regional de Química de Minas Gerais, Jorge Luiz Gonçalves Góes e Cristiane Jacob Meira, também diretora da ABQ-MG, e nas extremidades os professores Efraim Lázaro Reis (à direita), diretor técnico-científico da ABQ, e Djalma Jorge de Santana Nunes, membro do Conselho Fiscal da ABQ.

Foto: ABQ