Todos os campi

Esta semana tem Audiência Pública para debater PDI 2024-2029 com as comunidades dos três campi

10/11/2023

Nestas terça e quinta-feira, 14 e 16 de novembro, a comunidade universitária poderá participar da Audiência Pública que terá como foco o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029. A audiência será presencial, no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa, das 14h às 16h30, com transmissão pelo YouTube para os campi Florestal e Rio Paranaíba.

Nos dois dias, os gestores da Universidade apresentarão os Objetivos e Metas Estratégicas dos Eixos Temáticos do PDI 2024–2029: Ensino e Educação a Distância; Pesquisa e Pós-Graduação; Internacionalização e Inovação; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Assuntos Comunitários; Infraestrutura e Sustentabilidade; Gestão administrativa, financeira, econômica e TI; Governança: comunicação, planejamento e avaliação, e Gestão estratégica.

A Audiência Pública será a última oportunidade para a comunidade debater diretamente com os gestores da instituição o documento que norteará os rumos da Universidade nos próximos seis anos. Será um momento para esclarecer dúvidas e pensar em sugestões que poderão ser incluídas, até 19 de novembro, na minuta do PDI que está disponível para Consulta Pública na plataforma Participa + Brasil. Todas as contribuições feitas ali ficarão registradas na plataforma e serão encaminhadas para a avaliação dos gestores das unidades relacionadas.

Vale lembrar que, depois dos ajustes sugeridos pela comunidade, o documento final com o Plano de Desenvolvimento Institucional para 2024-2029 será apreciado pelo Comitê de Governança, Riscos, Integridade e Controles Internos (CGRC) e pelos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Universitário (Consu), aos quais também será submetido. A partir de sua homologação, ele se constituirá em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação (MEC) e com a sociedade. O PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo MEC para as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

O edital de convocação para a Audiência e a Consulta Pública pode ser conferido na página do PDI, em "participação da comunidade", disponível no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.

Confira no vídeo abaixo um depoimento do reitor Demetrius David da Silva sobre a importância da Audiência Pública.