Todos os campi

UFV tem trabalhos premiados em Congresso de Processamento de Alto Desempenho

01/11/2023

Três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores dos campi Viçosa e Florestal foram premiados no XXIV Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2023), que ocorreu em conjunto com o 35th IEEE International Symposium on Computer Architecture and High-Performance Computing (SBAC-PAD). O evento, considerado um dos principais da área e que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aconteceu em outubro, em Porto Alegre (RS).

O melhor artigo do WSCAD 2023, intitulado KCGRA - Uma Arquitetura Reconfigurável de Domínio Específico para K-means, é de autoria do doutorando Lucas Bragança da Silva, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, do campus Viçosa, em coautoria com o também doutorando Jerônimo Costa Penha e o graduando em Ciência da Computação Mateus da Silva Alves, do campus Florestal, sob a orientação dos professores Ricardo dos Santos Ferreira, do Departamento de Informática (DPI), e José Augusto Miranda Nacif, do Instituto de Ciência Exatas e Tecnológicas. Um dos destaques do trabalho é a reconfiguração do acelerador em hardware KCGRA em poucos milissegundos, em comparação com as outras soluções, que demandam mais de duas horas.

O segundo artigo premiado, intitulado Ensino de Software Pipelining e Escalonamento em GPUs com Python, foi classificado como o melhor apresentado no Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores do WSCAD 2023. De autoria dos professores Ricardo dos Santos Ferreira e José Augusto Miranda Nacif, o trabalho demonstra que a linguagem Python e o ambiente colaborativo Google Colab podem ser utilizados no ensino de temas mais complexos na área de hardware.

A pesquisa, desenvolvida no DPI, do campus Viçosa, e no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, do campus Florestal, teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Já o artigo intitulado New Kids on the Unblocking: Strategies to Overcome Blocking Networks, recebeu Menção Honrosa no WSCAD 2023. De autoria do bolsista de iniciação científica do Pibic/CNPq Caio Von Rondow Morais, do curso de Ciência da Computação, do campus Viçosa, em coautoria com o doutorando Jerônimo Costa Penha e também sob a orientação dos professores José Augusto Miranda Nacif e Ricardo dos Santos Ferreira, o trabalho apresenta uma solução de interconexão desbloqueando redes bloqueantes, abrindo oportunidades de desenvolvimento de arquiteturas de alto desempenho com baixo custo. A conquista foi comemorada pela equipe, já que o trabalho de iniciação científica concorreu com pesquisas de mestrandos e doutorandos da área de computação de alto desempenho das melhores universidades brasileiras.