Todos os campi

UFV recebe seu primeiro braço robótico de escala industrial

03/11/2023

Alunos de graduação e pós-graduação também contribuem para o êxito da implementação do FabLab

A UFV recebeu, em outubro, o seu primeiro braço robótico de escala industrial, que ficará disponível no Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se do primeiro equipamento robótico disponibilizado por laboratórios de fabricação digital vinculado a um curso de Arquitetura em Minas Gerais e o segundo no país. Este braço tem sido usado, na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção, para explorar a fabricação de componentes construtivos e estruturas espaciais a partir da lógica da impressão 3D com diferentes materiais. Ele também é utilizado para cortes e montagem bidimensionais e tridimensionais em madeira, além de permitir a investigação de novos processos de projeto.

A aquisição do manipulador robótico foi uma iniciativa dos professores Andressa Carmo Pena Martinez, Douglas Lopes de Souza e Denise Mônaco dos Santos. Eles coordenam o Laboratório de Modelagem Digital (Nó.Lab), responsável pela implementação, desde 2015, do Laboratório de Fabricação Digital (FabLab UFV), que já dispõe de um conjunto expressivo de equipamentos. Dentre eles, impressoras 3D, máquina de corte a laser e fresadora CNC de grande porte, para fins de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos relacionados à comunidade acadêmica, empresas e instituições locais e regionais. O FabLab está disponível às comunidades da UFV e externa. Embora abrigue pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, ele mantém parcerias com outros departamentos da Universidade.

Segundo os professores, o equipamento adquirido conta com seis eixos e aplicação industrial, com capacidade de carga de 70 kg e alcance de 2,10 m, e é adequado para diferentes áreas de aplicação, como usinagem mecânica, montagem, solda e corte a laser, fabricação aditiva (impressão 3D), entre outras. Com previsão de operação nos próximos meses, os responsáveis pelo equipamento estão na fase de estudos para a sua instalação, que requer protocolos especiais e compra de ferramentas que se acoplam ao braço para exercerem diferentes funções.

Os recursos específicos para compra e instalação do equipamento foram disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio de um projeto aprovado, em 2019, no Programa de Apoio a Instalações Multiusuários. Além dos professores coordenadores do Nó-Lab, integram a equipe de pesquisadores desse projeto, os professores Vinícius Resende de Castro (Departamento de Engenharia Florestal) e Alexandre Santos Brandão (Departamento de Engenharia Elétrica).