Todos os campi

Simpósio de Integração Acadêmica começa com recorde de participantes

24/10/2023

A 14a edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), já no seu primeiro dia, bateu recordes. Foram quase 5800 inscritos nos três campi, 2223 trabalhos submetidos e mais de 500 participantes externos. A cerimônia de abertura, na tarde desta terça-feira (24), lotou o auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e foi transmitida para os campi Florestal e Rio Paranaíba. Serão três dias de atividades intensas que integrarão ensino, pesquisa, extensão nos campi da Universidade, aproximarão estudantes e professores de diversas áreas e ainda atrairão alunos de ensino médio de escolas da região.

A cerimônia de abertura começou com a apresentação do Coral da UFV. Em seguida, o reitor Demetrius David da Silva lembrou que o SIA é um evento em que os protagonistas são os alunos. “Já faz tempo que a formação dos estudantes não se resume à sala de aula. Esta é uma oportunidade de troca de saberes importante, porque integra e aproxima diferentes pessoas e conhecimentos, melhorando a qualidade da formação pessoal e profissional dos nossos discentes”, disse ele.

Auditório com jovens em todas as cadeiras. Ao fundo, palco iluminado de azul com uma grande mesa e pessoas sentadas.

A assessora especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Karla Damiano Teixeira, que preside o SIA, lembrou que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, este ano, tem como tema as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. "Trata-se de um evento muito complexo, que envolve muitas atividades simultâneas nos três campi e a Universidade agradece a todos os que estão colaborando na organização”. Também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes e os pró-reitores da UFV.

Connie fala ao microfone. Mulher branca, meia-idade, cabelo loiro ondulado e curto, óculos e camisa preta e dourada.

Palestra de abertura
A professora da Universidade de Brasília Connie McManus fez a palestra de abertura, também transmitida simultaneamente para os demais campi. Irlandesa, apaixonada pelo Brasil e uma pesquisadora muito respeitada pela sua produção científica, ela analisou as Contribuições da Ciência Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a professora, a ciência contemporânea, em tempos de mudanças climáticas, precisa ser mais robusta, transparente, sustentável, transdisciplinar e aberta às incertezas. “Ainda nos falta pensamento crítico e investir no fortalecimento da comunicação com a sociedade e seus representantes. O tempo é curto para mudarmos o que fazemos atualmente, se quisermos atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030”, afirmou. A palestra foi gravada e pode ser conferida no canal da UFV no YouTube.

Nesta quarta-feira, a palestra será da ex-reitora da UFV Nilda de Fátima Soares, transmitida pelo canal da UFV no YouTube, diretamente do campus Florestal, às 16h. A programação completa pode ser conferida no site do SIA.

Mesa de madeira com arranjo de flores em frente a ela e 6 pessoas sentadas atrás. Demetrius fala ao microfone.