CAp-Coluni é novamente a melhor escola pública do país

17/10/2023

Mais uma vez, o Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) do campus Viçosa registrou o melhor desempenho entre as escolas públicas do país, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na classificação geral, que abrange estabelecimentos públicos e particulares, ele obteve a 20ª posição. Já no índice geral de Minas Gerais, considerando as escolas públicas e privadas com mais de 100 alunos, conquistou o 3º lugar.

Os dados foram divulgados com exclusividade pelo jornal O Globo, na segunda-feira (16). Segundo o jornal, as informações foram obtidas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte da pesquisa Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem, promovida pela empresa edtech AIO Educação.

De acordo com diretora do CAp-Coluni, Márcia Cristina Fontes Almeida, o desempenho positivo no Enem é consequência do trabalho diferenciado realizado no Colégio. "Nosso foco é no desenvolvimento dos estudantes ao longo dos três anos do ensino médio, com projetos e práticas pedagógicas realizadas pela equipe escolar, docentes, técnicos e alunos. O sucesso no Enem vem como decorrência desse trabalho. Isso inclui professores e técnicos qualificados, determinação do Colégio em investir em atividades interdisciplinares que melhoram a qualidade do ensino e toda a infraestrutura proporcionada pela UFV, vivenciada na rotina acadêmica", disse a diretora.

Para a pró-reitora de Ensino da UFV, Cristiane Baquim, o resultado que mantém o CAp-Coluni no topo das escolas públicas brasileiras é fruto do empenho da Universidade em proporcionar uma formação integral de qualidade. “As notas e todos estes bons resultados seguidos ocorreram, justamente porque há respeito por essa formação e dedicação de todos os atores da comunidade escolar. Almejamos que todas as escolas públicas do país possam ter seus profissionais valorizados e também consigam estar no topo das escolas de qualidade do Brasil”.