Todos os campi

Docente da UFV participa de livro publicado por Associação Europeia de Formação de Professores

05/10/2023

Aparecida é uma mulher de meia-idade, branca, cabelos ondulados castanhos acima dos ombros, usa óculos e segura seu livro.

O capítulo foi baseado em estudo realizado com formadores de professores

A professora Aparecida de Fátima Andrade da Silva, do Departamento de Química, do campus Viçosa, está entre os autores reunidos no livro Characteristics and Conditions for Innovative Teachers: International Perspectives, recentemente publicado pela Association for Teacher Education in Europe (ATEE). O livro explora dados obtidos em pesquisas realizadas em 16 países acerca da formação e desenvolvimento profissional de professores inovadores.

No capítulo intitulado Innovative teachers - How? Under which circumstances?, Fátima analisa as características dos professores inovadores com base em um estudo exploratório que realizou no Brasil. Esse estudo se deu com formadores de professores, que destacaram diferentes aspectos para que um docente seja considerado inovador. Dentre outros, eles citaram autonomia, dedicação, curiosidade, criatividade, capacidade de planejar e desenvolver projetos temáticos e assumir riscos. Alguns destes aspectos, inclusive, a professora vem incentivando em seus mais de 20 anos como docente, 13 deles dedicados aos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da UFV.

Nas disciplinas que ministra, ela procura desenvolver metodologias inovadoras no ensino de Química, para que sirvam de inspiração aos futuros profissionais. Na instituição, ela também participa do Programa Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenando o Núcleo Interdisciplinar de Química e Física.

A professora Fátima considera de extrema importância o debate reunido no livro lançado pela ATEE, em função do papel relevante do professor para enfrentar os tempos de desafios atualmente vividos pela sociedade. Em sua avaliação, é preciso inovar cada vez mais e fazer com que o aluno participe ativamente do processo de ensino e aprendizagem.

Baseada na experiência acumulada em mais de duas décadas de trabalho, ela não tem dúvidas de que o professor inovador é um agente de mudanças. Isso porque busca desenvolver os princípios pedagógicos da contextualização, da interdisciplinaridade, bem como promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e do pensamento crítico e criativo nos alunos. Para a professora, que integra a ATEE, o docente deve se preocupar, sobretudo, com a formação integral dos esudantes.