Institucional
Todos os campi
29/09/2023
Um artigo assinado por pesquisadores da UFV foi publicado na última edição da Renewable and Sustainable Energy Reviews, revista com fator de impacto 15.9, que integra o grupo de periódicos da editora Elsevier. O trabalho tem como título Life cycle assessment and techno-economic analysis for biofuel and biofertilizer recovery as by-products from microalgae (Avaliação do ciclo de vida e análise técnico-econômica para recuperação de biocombustíveis e biofertilizantes como subprodutos de microalgas).
A publicação é resultado de um estudo realizado pelo grupo de pesquisa SIGEOnPA, coordenado pela professora Lúcia Calijuri, do Departamento de Engenharia Civil, em parceria com o professor Fábio de Ávila Rodrigues, do Departamento de Química, e o pesquisador Maurino Magno de Jesus Junior. Esse último é mestre em Engenharia Química pela UFV e atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas.
O estudo investigou o desempenho ambiental e a viabilidade técnico-econômica da produção de biocombustível sólido e biofertilizante, por meio de carbonização hidrotérmica de microalgas cultivadas em águas residuárias da agroindústria, em nível comercial. Os autores utilizaram análises experimentais, bem como ferramentas de modelagem computacional.
Para ler o trabalho completo, acesse: www.sciencedirect.com.
Divulgação Institucional
Institucional
Servidores dos campi Florestal e Rio Paranaíba recebem copos do centenário
03/09/2026
Cultura
Cineclube Carcará realiza mostra HQ em Cena na próxima semana
03/09/2026
Institucional
CPA-UFV apresenta resultados da Autoavaliação Institucional 2025 a gestores
03/09/2026
Serviços
RU III fica fechado de sábado a segunda-feira
03/09/2026
Servidores dos campi Florestal e Rio Paranaíba recebem copos do centenário
03/09/2026
CPA-UFV apresenta resultados da Autoavaliação Institucional 2025 a gestores
03/09/2026
Mostra Universitária tem recorde de inscrições e realiza primeiro dia de atividades na sua nona edição
03/09/2026
Abertos editais Pibex e Pibex Jr 2027 de iniciação à extensão universitária
02/09/2026
Revista Ponto de Vista homenageia centenário da UFV em nova edição já disponível
02/09/2026