UFV apresenta diagnóstico estratégico da cadeia produtiva do café em Minas Gerais

21/09/2023

Um estudo abrangente realizado na UFV apresentou resultados significativos sobre a cadeia agroindustrial do café em Minas Gerais. A pesquisa, fruto de um convênio firmado entre a Universidade e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no último ano, verificou os desafios e oportunidades da cafeicultura mineira, setor que desempenha papel crucial na economia, já que o café é o principal produto exportado pelo agronegócio no estado, que é o maior produtor do país.

Intitulado Diagnóstico Estratégico da Cadeia Produtiva Agroindustrial do Café em Minas Gerais, o trabalho foi coordenado pelo professor Gustavo Bastos Braga (foto), do Departamento de Economia Rural. Segundo ele, “a pesquisa representa um marco na compreensão da cadeia produtiva do café no estado, visando elevar sua competitividade e contribuição econômica de maneira sustentável”.

O estudo abrangeu cinco regiões-chave que representam diferentes realidades da produção de café no estado: Matas de Minas (Manhuaçu), Cerrado (Patrocínio), Mantiqueira (Carmo de Minas), Sudoeste de Minas (Guaxupé) e Chapadas de Minas (Capelinha).

Com uma abordagem multidimensional, foram verificados os diversos elos da cadeia cafeeira, incluindo atacado/varejo, processamento, produção, insumos e institucional. A partir de entrevistas com os agentes envolvidos em todos esses processos, houve a identificação dos principais gargalos que afetam a competitividade da cadeia.

Dentre os principais fatores constatados estão: falta de disponibilidade de mão de obra qualificada e que acompanhe as novas tecnologias; dificuldades ligadas à infraestrutura de transporte, estradas e trâmites aduaneiros para o escoamento da produção; preocupações relacionadas à tributação, falta de fiscalização adequada e de seguranças nas propriedades rurais; e necessidade de maior coordenação nos selos do café especial, de renovação do cafezal e evolução dos cultivares de arábica.

O diagnóstico foi apresentado pelo professor da UFV na manhã desta quarta-feira (20), no Workshop – Ações para Melhoria da Competitividade da Cadeia Produtiva do Café em Minas Gerais. O evento, promovido pela Universidade em parceria com a Seapa, aconteceu no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu representantes e pesquisadores da cafeicultura do estado com os objetivos de propor ações futuras para a melhoria da competitividade no setor.

Além da apresentação dos resultados da pesquisa, o workshop contou com as falas do reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e do secretário da Seapa, Thales Fernandes, bem como com mesas-redondas em grupos para discussões de ações.

Foram levantados, durante o evento, questionamentos importantes. Dentre eles: onde a cadeia produtiva do café de Minas Gerais deseja estar daqui a 50 anos; quais políticas de estado serão implementadas para apoiar a produção de café e quais ações estratégicas poderão ser tomadas para alcançar os objetivos da cadeia. Como destacou Gustavo Braga, a apresentação dos resultados da pesquisa e os debates promovidos “possibilitaram informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas, tanto no âmbito público quanto privado, e futuras políticas e investimentos para a cadeia produtiva do café no estado”.

Fotos: Diego Vargas/Seapa