Divisão de Saúde do campus Viçosa investe em melhorias no atendimento do ambulatório de feridas

01/09/2023

Num ambulatório, enfermeira realiza tratamento de ferimentos em um paciente real, sendo observada por um grupo de pessoas.

As ações vão beneficiar a comunidade com uma equipe especializada e tecnologia avançada

A Divisão de Saúde (DSA) do campus Viçosa da UFV, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, está investindo em ações de melhorias e ampliação do seu ambulatório de feridas. Além da aquisição de coberturas e produtos de primeira linha e alta tecnologia para a realização de curativos, também estão sendo promovidos treinamentos e capacitações da equipe de profissionais que atende na unidade.

O último treinamento aconteceu nos dias 28, 30 e 31 de agosto, tendo como tema o novo protocolo de feridas da DSA, que entrará em vigor a partir deste mês de setembro. Ele foi criado com o objetivo de padronizar os cuidados no tratamento, para o qual recomenda a avaliação e o acompanhamento das feridas por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, médicos e nutricionistas. Com isso, pretende-se garantir uma assistência integral, segura e baseada em evidências científicas a todos os pacientes que buscarem o ambulatório. Dentre outros aspectos, o protocolo prevê a utilização de instrumentos específicos de avaliação de feridas, fluxogramas de atendimento e padronização de produtos.

Vale destacar que, recentemente, também aconteceu uma capacitação sobre a utilização do laser de baixa frequência, que está em uso na DSA desde o último mês de maio, para auxiliar e otimizar o processo de cicatrização das feridas. Esse laser pode ser usado em tipos diferentes de lesões, gerando conforto aos usuários.

Além de beneficiar a comunidade universitária com uma equipe especializada e tecnologia avançada para tratamento de lesões, a chefe da DSA, Erica Toledo de Mendonça, considera que todas as ações que vêm sendo implementadas no ambulatório contribuem ainda para a expansão e consolidação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da área de saúde da UFV. Ele não só será um espaço de referência para aulas práticas do curso de Enfermagem e de outros da Universidade, mas também para a realização de estágios e desenvolvimento de pesquisas, bem como para o fortalecimento de práticas extensionistas, como a da Liga Acadêmica de Feridas da UFV.

No ambulatório da DSA do campus Viçosa são atendidas feridas agudas - resultantes de traumas, queimaduras, escoriações e cirurgia - e aquelas de difícil cicatrização (crônicas), como úlceras de perna e pé diabético. O atendimento é realizado todos os dias, das 7h às 19h, para demanda espontânea, e às terças e sextas-feiras, das 13h às 19h, para agendamento, no caso de feridas crônicas.