Obras de prevenção e combate a incêndio são finalizadas e Centro de Vivência e Multiuso recebem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

14/08/2023

Após um trabalho de intensa dedicação da Pró-Reitoria de Administração (PAD), especialmente da equipe de sua Diretoria de Projetos e Obras (DPO), o Centro de Vivência e o Espaço Multiuso do campus Viçosa obtiveram, em julho, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), emitido pelo Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (INFOSCIP). Isso significa que a área total do prédio (10.735,83 m²), que abriga diferentes setores e unidades da Universidade, está regularizada e com todas as medidas de segurança previstas na legislação estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico executadas.

A notícia de concessão do Auto de Vistoria foi muito bem recebida pelo reitor Demetrius David da Silva que, desde o início de sua gestão, teve entre as suas prioridades a segurança dos locais com maior concentração de pessoas. O Centro de Vivência e o Espaço Multiuso são alguns deles. Além do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e do Restaurante Multiuso, que ocasionalmente funciona como área de eventos, também estão instalados ali centros acadêmicos, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Procuradoria Federal, a Auditoria Interna e o Cine Carcará. O reitor garante que continuará envidando esforços para fazer as adequações necessárias em outras edificações de uso coletivo da Universidade.

Para a obtenção do AVCB, foram investidos mais de R$ 2 milhões em recursos próprios da UFV na execução do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico dos prédios do Centro de Vivência e do Espaço Multiuso, que começou a ser executado em 2019. Dentre outras ações, o projeto contemplou a instalação de hidrantes, extintores, alarme de incêndio, detectores de fumaça, bombas automatizadas e também a criação de um reservatório de água para o combate ao fogo e de saídas de emergência, uma, inclusive, diretamente do Cine Carcará. Foram instaladas ainda placas de sinalização e nova iluminação, e feita a substituição e colocação de guarda-corpos e corrimãos, de acordo com a norma NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos relacionados à acessibilidade nas edificações.

A finalização das obras e reformas aconteceu no último mês de julho, quando foi solicitada a vistoria do Corpo de Bombeiros, que avalia as medidas de segurança implantadas. O Auto concedido à UFV é válido até julho de 2028.

O AVCB do Centro de Vivência e do Espaço Multiuso fechou um ciclo iniciado partir de uma contribuição da Diretoria de Projetos e Obras da UFV e da Unidade do Corpo de Bombeiros de Ubá para adequar a legislação estadual às características das instituições federais que tivessem grandes áreas edificadas em um mesmo endereço e com o mesmo CNPJ. Esse ajuste permitiu a regularização das edificações não apenas da Universidade, mas também das demais instituições federais. O procedimento está normatizado na “Instrução Técnica 01: Procedimentos Administrativos – IT 01 do CBMMG”.
Além das obras e reformas previstas no Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, foram realizadas ainda: e
xecução de piso de concreto polido na área externa ao Espaço Multiuso, incluindo redes elétrica, de água e esgoto; execução de piso granitina no interior do Multiuso; reforma completa dos banheiros dos pavimentos mezanino e subsolo; reforma da recepção do Centro de Vivência; instalação de central de controle eletrônico de acesso na entrada principal e construção de saída de emergência para atender ao Cine Carcará, incluindo urbanização da área externa (foto abaixo). Mais imagens das reformas e instalações podem ser conferidas no link photos.app.goo.gl/o3P3Q2EXyiqcxxDf6.