Institucional
Todos os campi
04/08/2023
Além de saírem da UFV com diplomas, que consagram o fim do ciclo da graduação, 44 formandos da instituição levarão em seu currículo uma menção honrosa por estarem entre aqueles que obtiveram o maior coeficiente de rendimento acumulado durante seus cursos. O reconhecimento ao bom desempenho vem dos centros de ciências Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH) e, tradicionalmente, se concretiza em uma cerimônia realizada no dia em que também acontece a Colação de Grau, onde outros formandos de destaque também recebem medalhas Arthur Bernardes de ouro e prata.
A cerimônia de homenagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal, que ficou lotado com familiares e amigos. Esses, inclusive, foram lembrados por Renato Duarte Araújo (foto acima), formando de Zootecnia, com um discurso que representou os outros protagonistas da manhã. Renato agradeceu aos pais dos formandos, irmãos e familiares, pelo suporte financeiro e emocional e por terem lutado para que pudessem concluir a graduação.
Também pela lista de agradecimentos passaram os professores, “que fazem mais do que está na descrição dos cargos deles”, os “eus do passado” dos formandos, por terem se esforçado para que pudessem receber o reconhecimento pelos seus esforços, e os amigos, que ajudaram a enfrentar desafios acadêmicos e pessoais que apareceram pelo caminho. “Quando estávamos longe de nossas famílias, vocês estiveram lá por nós”, lembrou. Os amigos Natan, Lucas, Matheus, Alysson e Gabriel que o digam.
Formandos em Ciência da Computação, os amigos, exceto o Gabriel, estiveram na cerimônia desta manhã (foto abaixo). O motivo? Comemorar a homenagem recebida por um deles, o Natan Seabra Garcias. A presença reforçava uma amizade construída ao longo da graduação. Inclusive, durante o curso, eles participaram, juntos, de um intercâmbio na Itália. Esta experiência foi apenas uma das várias vividas pelo Natan, que também fez estágios e integrou projetos de iniciação científica, cujas bolsas ajudaram na sua sobrevivência em Viçosa.
Natan cresceu em um povoado chamado Barroados, próximo a Braúnas, cidade mineira com cerca de cinco mil habitantes. Ali, conforme conta, teve “uma infância muito humilde”, com a mãe professora e o pai lavrador. “Estar aqui, realizando o sonho de concluir o curso de Ciência da Computação é muito importante pra mim”, disse. “Eu consegui muita coisa com a UFV; tive o apoio de muita gente, principalmente dos meus pais e amigos, que estão comigo comemorando esta homenagem”.
Para Natan, a educação e a universidade mudaram totalmente a visão que tinha da vida. “Sinto que posso fazer muito mais do que conquistei e gosto de mostrar para as outras pessoas que, independentemente de onde se vem, é possível realizar os nossos sonhos”. Atualmente, ele está realizando mais um: é engenheiro de software de uma empresa da Bélgica. Ao lado da esposa Cilene Aparecida Seabra Garcias, o pai de Natan, José Lozinho Garcias, agradeceu a Deus e à ajuda da UFV e dos professores e amigos do filho. “Não esperava que isso fosse acontecer”.
Também no auditório da Floresta, a família do Enzo Mendonça de Oliveira (foto abaixo), do curso de Engenharia Mecânica, se reuniu para celebrar a homenagem. Ao lado do marido e de outros dois filhos, a mãe, Cristina Correa Mendonça, contou que veio de Alagoas para a formatura do filho “sempre muito estudioso”. Nascida em Miraí (MG), formada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e há alguns anos vivendo em Alagoas, Cristina, no momento da homenagem, se lembrou muito de seu pai, o avô do Enzo, que ficava orgulhoso e alegre ao ver as boas notas dos boletins de escola dos cinco filhos. O seu sentimento na manhã desta sexta se repetiu: alegria e orgulho.
Assim também se sentiu a família de Luiza de Pinho Bortoli (foto abaixo), formanda em Administração, que contou com uma torcida grande e animada quando chamada para receber a homenagem. A razão para tanta alegria, segundo a mãe, Silvia Bortoli, está na dedicação e no esforço da filha que saiu aos 15 anos de casa para estudar e que, além do curso, integrou diversas comissões, fez estágio e começou a trabalhar antes de se formar. “Acho que receber esta homenagem, com tudo o que ela fez extracurso, é muito significante; dá muito orgulho”. O pai, Ângelo de Bortoli Filho, reforçou: “A gente precisa valorizar este momento e mostrar a ela que vale a pena se esforçar. Tudo é recompensado”. Ambos vieram de São Paulo para celebrar com a filha.
Em nome dos diretores dos centros de ciências, o professor João Marcos de Araújo, do CCB, lembrou sobre o momento ímpar que a formatura representa para a instituição e a alegria dos centros em prestar homenagem àqueles que se dedicaram ao curso, não só no tempo de sala de aula, mas também em outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ressaltou a importância dos coordenadores dos cursos que, de forma simbólica, dão a mão aos estudantes ao longo de toda a sua trajetória na universidade.
O papel dos coordenadores também foi destacado pela vice-reitora Rejane Nascentes, que se disse honrada em representar a reitoria na cerimônia de homenagem e de trazer a UFV em sua história pessoal, como estudante e professora. Ambos desejaram aos formandos que sejam felizes e tenham uma trajetória de sucesso. “Voltem sempre”, convidou a vice-reitora. “Estaremos de portas abertas e com um abraço acolhedor para recebê-los”. E recomendou: “tenham uma linda caminhada com ética e comprometimento social”.
Também participaram da cerimônia a pró-reitora de Ensino, Cristiane Aparecida Baquim; o diretor do CCA, Mário Luiz Chizzotti; a diretora do CCE, Danielle Dias Sant’Anna Martins, e o diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta. Os diretores conduziram as homenagens de seus respectivos centros acompanhados pelos coordenadores ou seus representantes, que entregaram as menções honrosas aos formandos abaixo.
Mais imagens do evento podem ser conferidas no álbum de fotos disponível em tinyurl.com/yx4e55kx.
Centro de Ciências Agrárias
- Alícia Ruiz do Rêgo Barros Veiga (Agronomia)
- Geraldo Henrique Gomes de Souza (Agronegócio)
- Karoline Geralda Mendes (Engenharia Florestal)
- Renato Duarte de Araújo (Zootecnia)
- Sérgio Lucas Barreto Cardoso (Cooperativismo)
- Vitor Sant'Ana Lopes Batista (Engenharia Agrícola e Ambiental)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
- Barbara Cristina Velho (Enfermagem)
- Carla Cristina de Souza Pinto (Bioquímica)
- Isabela Pinheiro Fernandes do Nascimento (Nutrição)
- Jaykyson Crisóstomo Cupertino (Licenciatura em Educação Física)
- Natalia Barone Spachi (Medicina Veterinária)
- Noelle Dias Almeida Costa (Medicina)
- Rebeca Rosa de Oliveira (Licenciatura em Ciências Biológicas)
- Taís Rodrigues Dias (Bacharelado em Educação Física)
- Thamires Emidio Sateles (Bacharelado em Ciências Biológicas)
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
- Ana Beatriz Garcia Haiachi (Engenharia Civil)
- Ana Caroline Vaz (Ciência e Tecnologia de Laticínios)
- Eduarda Mara Elerate (Bacharelado em Química)
- Enzo Mendonça Oliveira (Engenharia Mecânica)
- Flávia Coimbra de Oliveira Pimentel (Engenharia de Produção)
- Natan Seabra Garcias (Ciência da Computação)
- Gabriel Rebonato Gallo (Bacharelado em Física)
- Géssica Kalsinger da Silva (Engenharia de Alimentos)
- Guilherme Almeida Ferreira (Engenharia Elétrica)
- Kríssia Veloso Silva de Oliveira (Engenharia Química)
- Leonardo Vieira Freitas (Licenciatura em Física)
- Mariana Souza Albuine (Licenciatura em Química)
- Nathan de Oliveira Neumann (Engenharia Ambiental)
- Ronam Henrique Fonseca Macedo (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica)
- Vanessa Coelho Monte Alto (Arquitetura e Urbanismo)
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
- Amanda Farbo Nascimento Prado (Secretariado Executivo Trilíngue)
- Angélica Carolina Soares (Pedagogia)
- Eneida Stephanie Pereira dos Santos Carvalho Costacurta de Aguiar (Letras)
- Enrique Gottardo Zava (Direito)
- Élida Peixoto de Oliveira (Bacharelado em Geografia)
- Haryane Julia Pereira Silva (Serviço Social)
- Irene Nunes Veroneze (Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza)
- Kauanne Borges Martins (Dança)
- Kerollen Karoline Pereira de Souza (História)
- Luiza de Mello Teixeira (Ciências Econômicas)
- Luisa de Pinho Bortoli (Administração)
- Matheus Pereira de Souza (Ciências Sociais)
- Patricia de Freitas Lopes (Ciências Contábeis)
- Stéfany do Nascimento Peron (Comunicação Social)
Divulgação Institucional
Fotos: Daniel Sotto Maior
Institucional
Dia da Consciência Negra: o que celebrar hoje?
20/11/2024
Institucional
Campus Viçosa celebra importância do brincar com atividades lúdicas e educativas neste domingo
19/11/2024
Institucional
7º Encontro do Grupo de Gestantes aborda aleitamento materno
18/11/2024
Institucional
IPC revela que alimentação e energia elétrica mantêm inflação de Viçosa elevada em outubro
18/11/2024
Dia da Consciência Negra: o que celebrar hoje?
20/11/2024
Campus Viçosa celebra importância do brincar com atividades lúdicas e educativas neste domingo
19/11/2024
IPC revela que alimentação e energia elétrica mantêm inflação de Viçosa elevada em outubro
18/11/2024
UFV inicia instalação de avançado Sistema de Inteligência Artificial capaz de atender diferentes setores
18/11/2024
Programas de pós-graduação têm editais abertos para mestrado e doutorado
18/11/2024