Todos os campi

UFV e Seapa assinam acordo para criação do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Apícolas

25/07/2023

Um homem de meia-idade branco, cabelos grisalhos e ondulado, terno azul e óculos, assina um documento.

Um acordo de cooperação técnica celebrado, nesta terça-feira (25), entre a UFV e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reforça a importância do papel da universidade pública para a sociedade. O acordo, assinado pelo reitor Demetrius David da Silva e o secretário da Seapa, Thales Almeida Pereira Fernandes, prevê a criação do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Apícolas, cujo principal objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da apicultura em Minas Gerais. À frente de sua coordenação estará o professor Emille Bernardino de Almeida Prata, chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) e também coordenador do Laboratório de Análise de Produtos Alimentícios (Lapa).

Vinculado ao DTA, esse laboratório dispõe de equipamentos que possibilitam a prestação de serviços em análises físico-químicas e microbiológicas em diferentes alimentos. Esta expertise foi fundamental para o fechamento da parceria com a UFV que, dentre outras ações, pretende estabelecer laboratórios públicos de referência para o controle de qualidade e certificação de produtos da apicultura e para diagnóstico de enfermidades das abelhas. O acordo ainda tem como proposta promover treinamentos e capacitações direcionados aos atores da cadeia produtiva dos produtos apícolas e também eventos para a divulgação científica e a promoção de diálogo entre pesquisadores e produtores.

Conforme previsto no próprio nome do Núcleo coordenado pelo professor Emille (à esquerda na foto abaixo), mais do que a análise e a certificação da qualidade dos produtos, o acordo com a Secretaria envolverá ações relacionadas ao desenvolvimento e à inovação da cadeia apícola. Isso permitirá que outros departamentos da Universidade também participem. Segundo o professor, a parceria com a Seapa vai possibilitar uma confluência do capital humano e tecnológico que se tem na Universidade e abrir um espaço de atividades integradas de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão. “É uma honra poder contribuir nesta parceria com a Seapa para o desenvolvimento de um setor que tem grande importância para a balança comercial de Minas, para a agricultura familiar e para a agroecologia”.

Emílle, Demetrius e Thales à mesa. Emílle faz sua fala ao microfone.

Conforme divulgado pela Seapa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) estima que a produção de mel no estado seja de 6,1 mil toneladas por ano, o que corresponde a 12% do total nacional. A atividade gera 42 mil empregos diretos e indiretos em Minas, sendo 7,9 mil apicultores.

Na condição de ex-aluno da UFV, o secretário Thales Almeida Pereira Fernandes também se disse honrado com a assinatura do acordo. Ele lembrou que a análise laboratorial é um dos grandes gargalos que se tem com os produtos de maior valor agregado, como mel, queijo, cachaça, azeite e vinho, para a comprovação da qualidade exigida para exportação. Por isso, considera fundamental a parceria com a UFV: “termos laboratórios que possam nos mostrar a qualidade do produto em Minas, dentro das análises microbiológicas, físico-químicas e organolépticas, é fundamental”. E completou: “esta parceria tem que se estender para que continuemos trabalhando com este propósito em outras cadeias produtivas”. Em sua opinião, trata-se de um passo importante para trazer pequenos produtores para o mercado formal. “Isso gera renda, gera emprego, gera dignidade para o apicultor. É a universidade cumprindo o seu papel”.

O reitor da UFV também ressaltou a importância do acordo, assinado em um dos momentos mais oportunos, em sua opinião, durante a Semana do Fazendeiro. Para ele, os laboratórios que visam ao controle de qualidade e à certificação vão permitir que os produtos da apicultura cheguem a mercados ainda não alcançados. Trata-se, em sua avaliação, de uma visão estratégica da Seapa que vai não só melhorar as condições de vida dos produtores, mas também do meio ambiente. “A gente fica feliz de a Seapa ser nossa parceira”.

Durante a assinatura do acordo, que aconteceu no Salão Nobre do campus Viçosa, participaram pró-reitores, diretores de centros e também a secretária executiva do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), Cristina Fontes.