Todos os campi

Divulgado resultado do primeiro edital do Programa de Apoio à Modernização e Manutenção de Laboratórios Didáticos

30/06/2023

Logotipo azul do Proladi UFV; uma curva e uma mão fazem um círculo ao redor de três pessoas estilizadas.

O resultado contemplou 42 propostas

Está disponível, no site da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), o resultado da primeira seleção do Programa de Apoio à Modernização e Manutenção de Laboratórios Didáticos (Proladi). De acordo com o edital, lançado no dia 5 de junho, a UFV irá aportar R$ 3 milhões de recursos próprios para modernizar e contribuir com a manutenção de espaços de desenvolvimento de atividades pedagógicas no âmbito da graduação. No total, foram 64 propostas submetidas e 42 aprovadas.

A seleção considerou principalmente a articulação de atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática, o uso de metodologias ativas e a perspectiva da educação inclusiva, dentre outras características. Ao todo, serão impactados milhares de estudantes e centenas de docentes da instituição, que poderão usufruir de melhores estruturas para o desenvolvimento de 922 disciplinas de graduação, o que contribui para valorização do ensino e a permanência dos estudantes na Universidade, objetivos principais do Programa.

As propostas foram avaliadas por uma comissão formada por representantes da reitoria, das pró-reitorias de Ensino e de Planejamento e Orçamento, das diretorias dos centros de ciências do campus Viçosa e das diretorias de Ensino dos campi Florestal e Rio Paranaíba. De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, como o planejamento é de que o Proladi tenha editais anuais, “preferiu-se reduzir o aporte unitário de muitas propostas e aumentar o número de cursos atendidos”.

O reitor lembrou ainda que os cursos que foram contemplados neste edital poderão submeter novamente propostas no próximo ano e “conseguir mais recursos para continuar equipando e modernizando seus laboratórios”. Ele também destacou que é extremamente importante que os coordenadores agora se dediquem à especificação detalhada dos itens aprovados, “para aumentar as chances de êxito nos procedimentos de compras a serem implementados pela Diretoria de Material da UFV”.

As propostas aprovadas também estão no arquivo em anexo.

Reunião com coordenadores

Nesta segunda-feira (3), a PRE e a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) realizarão uma reunião direcionada aos coordenadores das propostas aprovadas, para repassar instruções sobre as aquisições relacionadas ao Proladi. O encontro será às 10h, no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). Ele acontecerá presencialmente para os participantes do campus Viçosa e em ambiente remoto para os campi Florestal e Rio Paranaíba. O link para participação será enviado diretamente para o e-mail dos coordenadores.