Campus Rio Paranaiba

Renato Ruas é reconduzido à diretoria geral do campus Rio Paranaíba

14/06/2023

Foi realizada a cerimônia de posse do diretor-geral do campus UFV-Rio Paranaíba (CRP), Renato Adriane Alves Ruas, na noite desta terça-feira (13). A solenidade aconteceu no auditório do Prédio de Laboratórios de Ensino, sala LAE 136, e contou com a participação da comunidade acadêmica, de representantes da administração superior da UFV e da administração municipal de Rio Paranaíba e de cidades da região.

Renato foi escolhido pela comunidade universitária, em consulta pública ocorrida em abril deste ano, e ficará à frente da diretoria do campus pelos próximos quatro anos. Graduado em Agronomia pela UFV, onde também obteve os títulos de mestre e doutor em Engenharia Agrícola, Renato é professor no CRP desde 2009 e já havia sido eleito pela comunidade universitária para o cargo de diretor-geral em 2019.

À mesa de cerimônia, Renato assina o termo de posse como diretor-geral, enquanto os demais o aplaudem. Rejane, Renato e Demetrius alinhados para foto em frente à mesa. Renato exibe o termo de posse assinado.

Sua cerimônia de recondução também contou com a posse dos diretores Administrativo-Financeiro, de Extensão e Cultura, Pesquisa e Pós-Graduação e de Ensino, respectivamente, Luciano Pereira, Virgínia Santos, Everaldo Lopes e Vânia Valente. A diretora de Extensão e Cultura, Virgínia Souza Santos, representando os demais diretores, manifestou sua gratidão a Renato Ruas pela indicação de confiança e pelo trabalho reconhecido por toda a comunidade, que motiva a todos a darem também o seu melhor. “Temos plena consciência dos desafios pela frente, mas estamos confiantes no potencial da UFV-CRP e na dedicação de cada um que faz parte da comunidade acadêmica”, destacou.

Luciano, Virgínia, Renato, Everaldo e Vânia, lado a lado para a foto, em frente a uma parede com um grande brasão da UFV.

Renato Ruas agradeceu especialmente aos seus familiares, à comunidade acadêmica, ao reitor e à vice-reitora da UFV pela parceria e dedicação. Ressaltou que o campus saiu fortalecido após as dificuldades vivenciadas durante a pandemia, em sua gestão anterior, e que continuará trabalhando para honrar a história de luta e sucesso do CRP, focado em alcançar muitas outras conquistas para o campus.

Renato fazendo seu discurso de posse no púlpito do auditório. Dentre as ações promovidas, o diretor-geral lembrou da realização da I Semana de Extensão e Aprimoramento Regional, “com forte impacto regional, demonstrando o potencial que o campus possui tanto no oferecimento de treinamento para o público em geral quanto para criar condições de cultura e lazer para nossa sociedade.” Ciente de que o CRP possui muitas outras potencialidades, ele destacou que se dedicará ainda mais ao fortalecimento da inovação e empreendedorismo para gerar mais desenvolvimento a Rio Paranaíba e região.

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora e ex-diretora-geral do CRP, Rejane Nascentes, também reconduzidos recentemente para uma nova gestão à frente da UFV, parabenizaram Renato pelo empenho na condução do campus Rio Paranaíba e por ter sido escolhido novamente pela comunidade. Eles elogiaram a colaboração dos prefeitos do município e região, presentes na cerimônia, e destacaram que continuarão trabalhando juntos em busca de resultados cada vez melhores para que o CRP continue se fortalecendo e crescendo com responsabilidade.

Mesa de cerimônia com os componentes todos de pé, durante a execução do Hino Nacional. A plateia também está de pé. Na mesa da sessão solene estiveram ainda: o secretário de Órgãos Colegiados ad hoc, Thiago Correa Borges; o pró-Reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal; o diretor-geral do campus UFV-Florestal, Antônio Cézar Pereira Calil; o prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diogenes da Silva; e o presidente da Câmara Municipal de Rio Paranaíba, Matheus Júnior Silva.

A tribuna de honra contou com a presença dos chefes dos institutos do CRP, os diretores dos Centros de Ciências da UFV, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Vitor Alexandre Júnior; a prefeita de São Gotardo, Denise Abadia Pereira Oliveira; o prefeito Arapuá, João Terto, além de outros representantes da comunidade acadêmica e de Rio Paranaíba.

A cerimônia completa pode ser conferida no canal da UFV-CRP no Youtube.

Demetrius, Rejane e autoridades da adminstração superior do campus de Rio Paranaíba, de pé em frente à mesa de cerimônia.