Todos os campi

UFV investe R$ 3 milhões de recursos próprios em Programa de Apoio à Modernização e Manutenção de Laboratórios Didáticos

05/06/2023

Fundo branco e logo do Proladi UFV.Um edital lançado, na manhã desta segunda-feira (5), prevê a disponibilização de R$ 3 milhões de recursos próprios da UFV para uma nova iniciativa da instituição: o Programa de Apoio à Modernização e Manutenção de Laboratórios Didáticos (Proladi). Como o próprio nome revela, os objetivos do programa são modernizar e contribuir com a manutenção daqueles ambientes ou espaços onde, segundo definição do Ministério da Educação, se desenvolvem atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática. Neste contexto, o edital está voltado apenas para os laboratórios com atividades no âmbito dos cursos de graduação. Até 16 de junho, os coordenadores desses cursos (e não dos laboratórios) poderão encaminhar propostas que, dentre outras características, contenham a descrição das ações de ensino previstas, preferencialmente articulando atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática, o uso de metodologias ativas no ensino de graduação e a perspectiva da educação inclusiva.

As propostas também deverão envolver atividades de ensino previstas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFV. Elas poderão estar vinculadas a mais de um componente curricular, modalidade de formação (licenciatura e bacharelado), a mais de um curso, centros/institutos de ciências e departamentos e não deverão exceder o valor estipulado no edital para cada proposta, que é de R$ 200 mil. Este recurso deverá ser investido em aquisição e manutenção de equipamentos e,ou mobiliário e licenciamento de softwares. Todas as propostas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes da reitoria, das pró-reitorias de Ensino (PRE) e de Planejamento e Orçamento (PPO), das diretorias dos centros de ciências do campus Viçosa e das diretorias de Ensino dos campi Florestal e Rio Paranaíba.

O lançamento do edital - coordenado pela PRE e PPO - foi realizado pelo reitor Demetrius David da Silva, no auditório da Cead, no campus Viçosa. Durante o evento, o reitor ressaltou que esse é o primeiro edital voltado especificamente para os laboratórios dos cursos de graduação, atendendo, portanto, a uma demanda histórica da instituição. Ele destacou a importância da iniciativa para a valorização do ensino e a permanência dos estudantes na Universidade, embora reconheça que o edital não tenha a pretensão de equacionar todos os problemas em sua primeira edição. “Mas, sem dúvida, é uma sinalização importante para isso”, avalia.

O reitor Demetrius realiza uma apresentação no auditório do Cead. A plateia é composta por homens e mulheres de diferentes idades.

Obviamente, os R$ 3 milhões destinados aos laboratórios didáticos não são suficientes para atender a todas as demandas. Contudo, são recursos próprios da instituição disponibilizados na Lei Orçamentária Anual de 2023. Apesar da recomposição orçamentária, os cerca de R$ 92 milhões, previstos para a UFV este ano, ainda são nominalmente menores do que os quase R$ 96 milhões recebidos em 2019, antes da pandemia de covid-19. “A situação ainda é complexa”, segundo o reitor, que reafirma o seu compromisso de melhorar a infraestrutura de ensino da UFV crescentemente. “Nos últimos anos, para o bom funcionamento e a continuidade das atividades da instituição, investimos em melhorias na estrutura, relacionadas, por exemplo, à energia, edificação e tecnologia da informação. Agora é a vez do ensino da graduação”. O desejo do reitor é que os editais do Proladi sejam aperfeiçoados e divulgados anualmente pela Universidade, caso não haja contingenciamento de seu orçamento.

O lançamento do edital contou com a participação da vice-reitora Rejane Nascentes, de pró-reitores, dos diretores dos centros de ciências, diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, chefes de departamentos/institutos de ciências e coordenadores de cursos de graduação dos três campi. Os representantes de Florestal e Rio Paranaíba interagiram com os do campus Viçosa via Google Meet. Foi um momento em que todos puderam esclarecer dúvidas sobre o edital e também conhecer integrantes da nova equipe de gestão da UFV, particularmente da Pró-Reitoria de Ensino, cujos trabalhos estão sendo coordenados atualmente pela professora Cristiane Baquim.

Todos os detalhes sobre a seleção de propostas das coordenações de cursos de graduação para apoio à modernização e manutenção dos laboratórios didáticos da UFV estão no edital anexo, disponível também na página da Pró-Reitoria de Ensino. Vale lembrar que as inscrições vão até o próximo dia 16 e o resultado final está previsto para 30 de junho.