Todos os campi

Maior estudo do mundo sobre genoma de primatas tem participação de professor da UFV e é publicado na Science

02/06/2023

O professor Fabiano Rodrigues de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal, está entre os autores de dois trabalhos que acabam de ser publicados pela revista Science. Eles integram uma edição especial da revista que traz um conjunto de artigos baseado no mais completo catálogo de informações gênicas de primatas produzido até agora. O catálogo cobre quase a metade de todas as espécies de primatas existentes na Terra com informações da Ásia, América, África e Madagascar. Sua produção envolveu cerca de 100 pesquisadores de 24 países.

A pesquisa combinou o sequenciamento do genoma de mais de 800 indivíduos de 233 espécies de primatas com o estudo de restos fósseis e trouxe novas informações sobre a diversidade genética e filogenia dos primatas, importantes para entender e conservar a biodiversidade das espécies mais próximas da espécie humana. Os estudos foram coliderados pelo Instituto de Biologia Evolutiva - centro de pesquisa conjunto da Universidade Pompeu Fabra e do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha -, a empresa norte-americana Illumina de decodificação de informação genética, e o Baylor College of Medicine.

Ao comparar os genomas, os pesquisadores identificaram 4,3 milhões de mutações que afetam a composição de aminoácidos e podem alterar a função das proteínas, levando a muitas doenças humanas. Isso é bastante significativo considerando que uma das limitações da genética humana e clínica é a incapacidade de detectar, entre centenas de milhares de mutações, aquelas que causam doenças. Os estudos ajudaram a criar um algoritmo de Inteligência Artificial com aplicações clínicas para identificar novos insights sobre as causas genéticas de doenças humanas, usando os dados genômicos dos primatas.

Para conhecer mais detalhes sobre o catálogo e sobre os estudos relacionados a ele, acesse o site da Science. Os artigos com coautoria do professor Fabiano podem ser conferidos nos links A global catalog of whole-genome diversity from 233 primate species e The landscape of tolerated genetic variation in humans and primates.

Divulgação institucional