Todos os campi

Professor Demetrius é reconduzido ao cargo de reitor da UFV

01/06/2023

Danilo, Demetrius, Camilo e Rejane, exibindo o termo de posse num pasta verde.

Em cerimônia presidida pelo ministro Camilo Santana, o professor Demetrius David da Silva foi reconduzido ao cargo de reitor da UFV, na manhã desta quinta-feira (1º), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Ele ficará à frente da gestão nos próximos quatro anos, definindo os rumos da instituição, juntamente com a vice-reitora Rejane Nascentes. Depois de administrarem a Universidade no período de 2019 a 2023, ambos foram escolhidos pela ampla maioria da comunidade universitária em consulta pública, realizada em novembro do ano passado.

Após agradecer a confiança do governo na recondução do cargo, o reitor disse, em seu discurso, que não poderia deixar de destacar a alegria de estar tomando posse neste momento histórico em que o Estado brasileiro volta a reconhecer a importância das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “Passamos momentos muito difíceis nos últimos quatro anos”, lembrou. Ele ressaltou que a UFV, como uma instituição pública de quase 97 anos de excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, “reafirma seu compromisso fundamental com a formação de capital intelectual e moral que colabore com o desenvolvimento do país, com o progresso nas esferas pública e privada e com o bem-estar dos cidadãos”.

Para comprovar a excelência da Universidade, o professor Demetrius citou alguns números. Dentre eles, os mais de 54 mil profissionais formados nos cursos de graduação, dos quais 95% obtiveram conceito 4 ou 5 no último ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), colocando a UFV entre as 10 melhores universidades do país. Lembrou também que a instituição foi pioneira na criação da pós-graduação no Brasil, e conta com mais de 5,5 mil teses de doutorado defendidas. Além disso, um terço dos seus programas de pós-graduação figura como de excelência internacional nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - cinco de nível 6 e oito de nível 7 -, possibilitando parcerias em dupla-titulação com instituições na Europa, América do Norte e Austrália.

Consolidação da estrutura
Apesar dos bons números, o reitor se mostrou apreensivo com a situação dos estudantes do ensino superior no país. De acordo com ele, antes da pandemia de covid-19, havia dois problemas que preocupavam muito o ensino de graduação: a evasão e a retenção, para as quais as universidades buscavam alternativas que as mitigassem. Com a pandemia, uma nova dificuldade surgiu: o não preenchimento de todas as vagas ofertadas no âmbito do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Já tivemos mais de 8,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Mas, infelizmente, em 2022, tivemos apenas 3,4 milhões, com abstenção de 32,4%, porque claramente a pandemia agravou a vulnerabilidade socioeconômica de nossa população”.

Diante deste quadro, o professor Demetrius considera que antes de se pensar em novo ciclo de expansão do ensino superior, há necessidade de se consolidar a estrutura existente. “Temos que pensar num programa de modernização da infraestrutura de laboratórios didáticos e, acima de tudo, ampliar os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), visando permitir que os estudantes em vulnerabilidade voltem a sonhar com uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”. Para o reitor, é importante também a participação do MEC em ações, como campanhas publicitárias, que procurem apresentar a universidade pública para a juventude e motivá-la a ocupar o seu lugar de direito.

Após afirmar que a UFV é uma instituição pública proativa, vivamente inserida no tempo histórico, o professor Demetrius colocou a instituição à disposição do governo federal para a efetivação de parcerias, principalmente, a “expertise” dela para contribuir na elaboração de políticas públicas referentes à educação básica e à formação inicial e continuada de professores. O ministro Camilo Santana demostrou grande interesse nessa disposição do reitor e reafirmou o seu compromisso com a recomposição orçamentária para a educação.

Os presentes à cerimônia de posse, citados logo a seguir, alinhados lado a lado para a foto.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, estiveram a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, o deputado federal Rodrigo de Castro, o prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes da Silva, e o vereador de Viçosa, professor Bartô. Participaram ainda os ex-reitores da UFV Evaldo Ferreira Vilela e Luiz Cláudio Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Mário Luiz Chizzotti; do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo, e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Vieira Baeta.

Na mesma cerimônia, houve também a recondução de posse do professor José Daniel Diniz Melo na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mesa da cerimônia, com o reitor Demetrius cumprimentando o ministro Camilo. À equerda, a Bandeira Nacional.

Fotos: Ângelo Miguel/MEC