Todos os campi

Ex-reitor é palestrante de workshop preparatório para encontro do G-20

24/05/2023

Luis Claudio é um um homem branco, magro, calvo, barba e bigode grisalhos. Ele usa terno preto e gravata azul claro.

O ex-reitor considera a inclusão digital importante para um mundo mais justo

A convite do Comitê de Educação do G20, o ex-reitor da UFV Luiz Cláudio Costa participou, nos dias 20 e 21 de maio, como palestrante principal do Workshop Education & Digital Transformation, na Índia. Este evento foi uma preparação para o encontro oficial da Cúpula do Grupo, que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo, que acontecerá em setembro. Vale ressaltar que, em dezembro deste ano, o Brasil assumirá a presidência do G20.

O comitê é responsável por mobilizar a opinião pública e investigar os desafios enfrentados pelas pessoas em várias áreas, principalmente a educação, destacando soluções inovadoras para os líderes do G20. O objetivo é propor iniciativas para uma educação mais justa e inclusiva em todo o mundo.

De acordo com o ex-reitor, a inclusão digital sempre foi extremamente importante para a construção de um mundo mais justo. Com o avanço da tecnologia, “ela se torna ainda mais importante, pois precisamos fazer, com agilidade, uma efetiva inclusão digital, e aqui não estamos falando somente de acesso, o que ainda é muito importante no Brasil, mas também de capacitação de nossos jovens para as novas tecnologias, uma vez que cerca de 46 mil de nossas escolas (33%) não têm laboratório de informática. Se não agirmos rápido, aumentaremos ainda mais a distância entre os mais ricos e os mais pobres”, destacou.

Luiz Cláudio Costa foi reitor da UFV de 2008 a 2011, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), secretário executivo e ministro interino da Educação, além de coordenador da área de educação na transição do atual governo federal.