Todos os campi

Comitiva amplia interação da UFV com universidades alemãs

02/05/2023

Comitiva da UFV no gramado em frente a prédio de uma das universidades alemãs visitadas, num dia de sol. Todos usam casacos.

As visitas abriram novas possibilidades de parceria para mobilidade, pós-graduação e pesquisas

Representantes da UFV estiveram na Alemanha, em abril, com o objetivo de abrir novas possibilidades de parceria para mobilidade, pós-graduação e pesquisas, bem como estreitar as relações já existentes com algumas instituições daquele país. O esforço foi fundamentado nas necessidades do Programa de Internacionalização Capes-Print da Universidade. Contudo, buscou-se também prospectar oportunidades para a graduação e programas de pós-graduação não contemplados no Print, e de interação com centros de tecnologia e inovação associados às instituições visitadas.

Dez professores integraram a comitiva, dentre eles o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes; o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio, e o assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Emerson Medeiros Del Ponte. Também fizeram parte da viagem docentes dos programas de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, Bioquímica e Biotecnologia; Fisiologia Vegetal; Fitopatologia; Entomologia; Solos e Nutrição de Plantas e Zootecnia.

As visitas, que duraram cerca de 10 dias, aconteceram em seis universidades alemãs, começando pela de Münster. Ali, a exemplo do que ocorreu em outras instituições, os representantes da UFV participaram de reuniões com dirigentes e pesquisadores. Em muitos locais, eles se dividiram, de acordo com as áreas de interesse, para visitas a grupos e núcleos específicos, visando, dentre outros objetivos, ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação e professores.

Na Universidade de Würzburg, por exemplo, o professor Eugênio Eduardo de Oliveira, do Departamento de Entomologia da UFV, se encontrou com o diretor do Departamento de Fisiologia Animal, Ansgar Büschges, para os primeiros contatos relacionados à construção de uma joint lecture series. Serão eventos conjuntos que envolverão a UFV (e possíveis parceiras) e as universidades de Würzburg e de Colônia para oferecer a seus estudantes conhecimentos de neurobiologia e evolução.

Também foram visitadas as universidades de Hohenheim, de Göttingen, e de Düsseldorf, a Universidade Técnica de Munique (TUM) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Weihenstephan-Triesdorf (HSWT), com a representação do Centro Universitário da Bavária para a América Latina, sediado em Erlanger.

Além da prospecção de oportunidades e de visitas às estruturas das instituições, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e o diretor de Relações Internacionais também conversaram sobre a possibilidade de captação de recursos para projetos. Ambos avaliam a viagem como muito produtiva e com perspectivas, tanto de suporte na Alemanha para mobilidade acadêmica e fontes de recursos para isto, quanto de integração de esforços de dupla-titulação. Segundo o pró-reitor, “possibilidades de suporte financeiro estão disponíveis na Alemanha e existe interesse na sua ampliação com pareamento junto à Fapemig, como indicado pelo BayLat”.

De acordo com o professor Raul, a visita superou as expectativas. “O fato de alguns professores da UFV, como Adriano Nunes Nesi, Eugênio Oliveira e Emerson Del Ponte, já terem familiaridade com o sistema alemão e de haver parcerias vigentes, facilitou as interações”. Elas contaram ainda com o suporte do Centro Brasileiro da Universidade de Münster, dos representantes desta instituição e da TUM, lotados no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo; do núcleo do projeto AcroAlliance, em Hohenheim, dirigido pelo professor Thomas Hilger, e do escritório central do BayLat, em Erlanger. No BayLat, a comitiva foi informada sobre a disponibilização de edital para estudantes de graduação e mestrado brasileiros, em chamada para América Latina, de bolsa para estadia entre três e cinco meses em instituição de ensino superior da Bavária.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a missão foi possibilitada por recursos do programa Capes-Print, com contrapartida da PPG, a exemplo das missões realizadas para Espanha e Itália, concluídas no ano passado. Os editais de mobilidade e treinamento lançados pela DRI e PPG em 2023 são resultados destes esforços, assim como a vinda e a estadia na UFV de três candidatos ao doutorado pela Universidade da Catânia (Sicília, Itália), como parte da dupla-titulação entre as duas instituições.