Todos os campi

Aumenta aquisição de alimentos da agricultura familiar no Restaurante Universitário III

27/03/2023

A UFV realizou, em 2022, a retomada da compra de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para atender às demandas do Restaurante Universitário III (RU III), que é autogestão. Participaram cinco agricultores familiares que entregaram 4.728 quilos de gêneros alimentícios - dentre eles, inhame, mandioca, moranga, fubá, salsa, cebolinha e alho. Este montante representou 3,3% do total gasto com gêneros alimentícios no Restaurante no ano passado.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública que promove a integração e o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da inclusão econômica e social. As instituições federais de ensino, através da modalidade de compra institucional, podem desempenhar um papel importante para o desenvolvimento social e econômico de onde estão inseridas.

Para 2023, a chamada pública, que aconteceu no dia 1º de março, trouxe bons resultados. Foram classificados 10 agricultores, sendo cinco deles os mesmos do ano passado, sugerindo que a parceria foi satisfatória. Além dos itens da última chamada, serão adquiridos novos gêneros alimentícios: banana, couve, feijão vermelho e tangerina. Diante disso, a expectativa para este ano é de um consumo de 12.425 quilos de alimentos, com a estimativa de que 17% dos gastos com gêneros alimentícios do Restaurante sejam destinados à agricultura familiar.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, além de incentivar a agricultura familiar local, “a adesão ao PAA permite a oferta de alimentos de qualidade nas refeições do RU III, que são adquiridos frescos, de acordo com a sazonalidade, e percorrem pequenas distâncias do campo até a mesa dos estudantes. A meta é avançar cada ano mais nesta modalidade de compra.”