Todos os campi

Vice-reitora recebe deputada Dandara Tonantzin

27/03/2023

A deputada federal Dandara Tonantzin (PT) foi recebida, na manhã desta segunda-feira (27), pela vice-reitora Rejane Nascentes. Na pauta da conversa, que aconteceu na reitoria, estava o desejo de um estreitamento maior das relações. Durante o encontro, a professora Rejane apresentou um pouco da UFV para a deputada, destacando, em especial, as politicas de ações afirmativas da Universidade para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que colocam a instituição como referência no país.

A deputada também conheceu os eixos de atuação do programa de extensão Casa das Mulheres e sua história, contada pela professora Cristiane Magalhães de Melo, do Departamento de Economia Doméstica. Ela é uma das integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, que, em 2010, deu origem ao programa, que atualmente enfrenta algumas dificuldades, principalmente econômicas.

Foi em torno da Casa das Mulheres que girou boa parte da conversa na reitoria, com o objetivo de fortalecer um trabalho que já foi reconhecido nacionalmente no que diz respeito ao atendimento de mulheres em situação de violência. A professora Cristiane de Melo e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Viçosa, Gabrielle Wakim, solicitaram apoio à deputada para que a Casa volte a funcionar com a potência que teve até há alguns anos. Também integraram este coro a vereadora de Viçosa Jamille Gomes (PT) e professora Mariana Ramalho Procópio Xavier, do Departamento de Comunicação Social.

Com uma história de ativismo social ligado a varias causas, dentre elas a da defesa das mulheres, que levou para o seu mandato na Câmara dos Deputados, Dandara manifestou o seu reconhecimento ao trabalho realizado pelo programa da UFV em conjunto com a prefeitura. Ela disse querer muito estabelecer parcerias e contribuir por meio de editais e de recursos provenientes de emendas parlamentares com projetos da instituição. Até porque, lembrou, Viçosa é muito importante para a sua eleição como deputada: foi a quinta cidade de onde recebeu mais votos. “O que eu puder construir de ponte, estarei à disposição”, ressaltou.

Durante a reunião, da qual também participaram assessores de Dandara e Jamille, a vice-reitora comentou sobre sua preocupação com as consequências geradas pela pandemia na educação, no que diz respeito à evasão e ao não preenchimento de vagas das universidades. Dandara compartilhou dessa preocupação que, segundo ela, afeta todos os níveis de escolaridade e demanda o fortalecimento da política de permanência dos estudantes nas instituições públicas de ensino. Estes temas, inclusive, ela deseja ver no debate da Comissão de Educação da Câmara, da qual é membro titular. Ali, a deputada pretende também, dentre outras questões, fortalecer a política de cotas.

Dandara assumiu, este mês, a relatoria da revisão da Lei de Cotas e já tem diversas sugestões para serem apresentadas. Com a experiência de quem foi cotista na graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia e no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, a deputada pretende consolidar essa política afirmativa e fazer com ela seja permanentemente avaliada pelas universidades e institutos federais de ensino, assim como pela sociedade, e não apenas a cada dez anos pelo Congresso Nacional.

As emendas parlamentares também foram tema da conversa na reitoria. Tanto a vice-reitora como a deputada defendem uma distribuição mais igualitária dos recursos e um volume maior destinado à educação. Outros registros do encontro podem ser conferidos no álbum de fotografias

Fotos: Daniel Sotto Maior