Todos os campi

DTI orienta sobre segurança das contas @ufv.br e uso do Meet para eventos

10/03/2023

Com a proximidade do começo do período letivo e, consequentemente, da realização de mais eventos on-line, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) solicita à comunidade universitária para que fique atenta às questões de segurança no uso da internet e de sistemas da UFV.

A DTI orienta que os eventos realizados via Google Meet não sejam abertos pelos organizadores e nem tenham o link divulgado, em nenhuma hipótese, para quem não seja convidado. Pessoas mal intencionadas podem acessar os eventos com contas falsas de e-mail e prejudicar a realização deles.

Outra medida de segurança que a DTI considera de extrema importância é a ativação da verificação (ou autenticação) em dois fatores para fazer login na conta @ufv.br. Esse recurso aumenta bastante o nível de segurança e deve ser ativado por todos os usuários da UFV. Para isso, é preciso acessar a página Google Conta e clicar sobre o botão Conta do Google e, em seguida, sobre o botão Gerenciar sua Conta do Google. Depois disso, é só clicar na opção Segurança (localizada no menu lateral), de onde se consegue ativar e desativar a verificação.

Ramal
Além de mais cuidado no acesso à internet, a Diretoria de Tecnologia da Informação também solicita que a comunidade não forneça o número de telefone da Universidade para empresas que realizam, por exemplo, empréstimos consignados. Este tipo de ligação telefônica vem sobrecarregando o sistema da UFV e ocupando suas linhas com questões que não são de interesse institucional. Os funcionários da DTI têm recebido ligações frequentes pedindo o bloqueio dos ramais, prejudicando, assim, a rotina de trabalho do setor.