Todos os campi

Imagens produzidas por ex-aluno da Esav enriquecem acervo do Arquivo Histórico

02/03/2023

Foto antiga mostrando aluno se exercitando nas barras paralelas.

A coleção traz registros de atividades esportivas

O Arquivo Histórico (ACH) da UFV disponibilizou ao público em geral mais 300 imagens do período da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), que deu origem à UFV. A novidade dessas fotos é que elas foram produzidas sob a ótica de um estudante, Ivan Belfort Shalders, que retratou o cotidiano dos alunos, dentro e fora da sede da Escola, durante a segunda metade da década de 1940. Registros de estudantes daquela época são raros, já que poucos possuíam máquina fotográfica. As fotos, que compõem a Coleção Ivan Belfort Shalders, foram doadas, em setembro de 2017, pela esposa dele, Leanir Shalders.

Ivan se formou engenheiro agrônomo, na Esav, em 1948. Sua trajetória profissional ocorreu no Espírito Santo, onde teve sua carreira ligada à agricultura. Ele chegou a ocupar importantes cargos políticos e administrativos, como a presidência da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (Seea), de 1968 a 1969.

Segundo o arquivista Eduardo Luiz, responsável pelo ACH, a coleção se difere das demais, pois, “além de registrar o cotidiano da Escola, também traz imagens inéditas dos eventos esportivos e acadêmicos realizados fora da sede da Esav”.

Após o tratamento arquivístico, a coleção foi disponibilizada na plataforma AtoM, de difusão e acesso do patrimônio documental da Universidade. Ela pode ser acessada por meio do link: atom.ufv.br.

Foto antiga mostra atletas lado a lado. Ao centro, um médico e dois homens em trajes formais; os demais usam short.