Todos os campi

Reitor da UFV é eleito vice-presidente do Foripes-MG

01/02/2023

Marcelo, João e Demetrius posam em frente a painel com montagem de fotos da Escola Técnica.

João (ao centro) e Demetrius, assumem a diretoria após a gestão de Marcelo Andrade, reitor da UFSJ

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (1º), em Belo Horizonte, a eleição da nova diretoria do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG), para o período 2023-2024. A partir de agora, a entidade será comandada pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), João Chrysóstomo de Resende Júnior, e terá como vice-presidente o reitor da UFV, Demetrius David da Silva. Foi eleita ainda como segunda vice-presidente a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

Além da eleição, os dirigentes se reuniram para debater temas como a liberação de recursos do Programa de Apoio do Governo de Minas Gerais e o recurso do Ministério Público Federal para o desenvolvimento de pesquisa nas Ifes.

De acordo com o reitor Demetrius, a nova diretoria pretende dar continuidade à luta das instituições públicas de ensino superior de Minas, buscando apoio para suas reivindicações e estreitando relações com os parlamentares das bases federal, visando o aumento do aporte de recursos via emendas de bancadas, e estadual, por meio da consolidação do programa de apoio do Governo de Minas Gerais às instituições de ensino superior localizadas no estado. Na parte da tarde, inclusive, os reitores assistiram à posse dos novos integrantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), particularmente os deputados Roberto Andrade e Coronel Henrique, que têm colaborado no atendimento às demandas das instituições públicas de ensino superior do estado.

Da esquerda para a direita estão Marcelo, João, Demetrius e o reitor da Unifal e ex-vice-presidente da Foripes, Sandro Cerveira, na ALMG.

Fórum

O Foripes-MG foi constituído em 2003 e reúne dirigentes de 19 instituições mineiras (foto abaixo), dentre universidades federais e estaduais, institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica. O Fórum atua de forma coletiva na busca por um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Todos os participantes do evento posando em frente ao painel de fotos da Escola Técnica.