UFV forma novos profissionais dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas

30/01/2023

A noite de 27 de janeiro de 2023 ficará para sempre na memória e no coração dos mais de 300 formandos de 20 cursos dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas da Universidade. Afinal, como lembrou a oradora da turma, Camila Vilella Pedras, “dizemos com orgulho que formamos na instituição mais linda do Brasil. É bom demais ser UFV”.

No Espaço Multiuso, pais, avós, amigos e cada um que fez parte da história dos formandos se apertavam para, de longe, ver melhor a pessoa querida que, naquela noite, se transformava em um profissional. Muitos deles já colaram grau com o futuro bem encaminhado. “Foi muita luta dele e da nossa família para chegar até aqui, mas, na semana que vem, ele já começará em um bom emprego como agrônomo. O nome da UFV abre muitas portas”, disse, emocionada, Elenice de Castro, mãe do formando Natal Roberto. Ela veio de Guanambi (BA) para testemunhar a vitória do filho. Em busca da melhor foto no momento exato em que a filha Carla recebia o diploma, Adalto Pinho, de Águia Branca (ES), contava para quem quisesse ouvir: “É um luxo formar aqui. É um luxo! Minha filha, agora, vai para o mestrado”.

Em seus discursos, a oradora e o reitor Demetrius David da Silva ressaltaram que esta turma de formandos passou pelo período desafiador da pandemia - uma fase que ressaltou características muito particulares da vida na UFV. “Solidariedade e empatia são valores morais imprescindíveis, que podemos definir como sementes de humanidade. Se plantarmos essas sementes, poderemos colher esperança, amizade, força e determinação para continuarmos seguindo pelos caminhos do viver”, disse o reitor.

O professor Demetrius lembrou ainda que o grande diferencial da Universidade é o de conceber a educação como um processo em que os exemplos se destacam e se impõem, formando um capital humano, moral e intelectual para a sociedade brasileira. “Que vocês sejam, a partir de hoje, herdeiros do maior legado que a UFV pode oferecer: o exemplo vivo de apreço à vida, de respeito às diferenças, de empatia diante do sofrimento, de solidariedade diante do padecimento e das privações e de valorização da educação e do conhecimento científico. Lutamos e lutaremos incessantemente em prol de uma universidade pública, gratuita, inclusiva, capaz de fazer sentido na vida dos estudantes por proporcionar efetivo empoderamento, capacitação e preparo. Sejam pessoas que ofereçam bons exemplos, que ajam com retidão, com compromisso moral e com responsabilidade intelectual”.

Homenagens

Na solenidade, os formandos homenagearam Aparecida Teixeira Pereira de Souza. Ela vende doces na porta do Restaurante Universitário e fez parte da história dos estudantes. A agora engenheira de alimentos Pollyana Leite Magalhães entregou uma placa à sua mãe, Meiry Aparecida Brandão Leite, representando os pais de todos os formandos. Também receberam a Medalha Presidente Bernardes os alunos que se destacaram em seus cursos de graduação.

A solenidade de formatura também homenageou a família e a memória do servidor da Secretaria de Órgãos Colegiados Cláudio Paulon de Carvalho, falecido nessa semana e muito querido na comunidade universitária.

A colação de grau foi transmitida ao vivo e pode ser revista no canal da UFV do Youtube. Já as fotografias podem ser conferidas neste álbum.

Fotos: Daniel Sotto Maior