Todos os campi

Campi Viçosa e Rio Paranaíba participam do Projeto Rondon 2023

25/01/2023

Nesta quinta-feira (26), dois professores coordenadores e oito alunos de cursos de graduação UFV iniciarão a Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon de 2023, durante a qual irão desenvolver, por duas semanas, atividades extensionistas na cidade de Tanquinho (BA).

No último dia 20, a Universidade, por meio dos campi de Viçosa e Rio Paranaíba, já havia participado da abertura da Operação Lobo-Guará, nas cidades de Águas Lindas de Goiás e Cabeceiras (GO), que será desenvolvida até 4 de fevereiro. Nessa operação, cada campus da UFV também terá dois professores coordenadores e oito alunos de cursos variados, com foco em ações voluntárias de cidadania e sustentáveis nas comunidades contempladas.

Do campus Viçosa, estão participando como coordenadores da Operação Lobo-Guará os professores Valker Araújo Feitosa (Departamento de Medicina e Enfermagem) e Lausanne Soraya de Almeida (Departamento de Engenharia Florestal) e os graduandos: Heriton Barreto do Nascimento (Engenharia Florestal), Karen Helen Martins Canazart (Enfermagem), Fernanda Magalhães de Souza Nascimento (Enfermagem), Vitória Maria Luna Faria (Enfermagem), Luana Mendes Lino (Ciências Sociais), Jaqueliny dos Santos Silva Teixeira (Serviço Social), Jefferson Fernandes Junior (Biologia) e Ana Caroline Moreira (Enfermagem).

Ainda na operação Lobo-Guará, pelo campus Rio Paranaíba, estão os professores Hernani Martins Júnior e Vânia Maria Moreira Valente, juntamente com os estudantes: Davi Luis Silva Prado e Sousa (Administração – Integral), Camila Aparecida Piva (Administração – Integral), Lucas Germano Muniz Rocha (Ciências Contábeis), Joyce Anna de Souza (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Yasmin Sousa Doro (Agronomia), Jairo Neves de Jesus Santos (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Ana Paula de Oliveira Pulcinelli (Química) e Guilherme Andrade Souza (Agronomia).

Ao todo, a Operação Lobo-Guará beneficiará 12 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, além de regiões do Distrito Federal, envolvendo ações de 252 estudantes e docentes de instituições de ensino superior. As atividades abrangerão diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos, justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção. De acordo com o secretário-geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, a pasta contribui, tradicionalmente, com políticas públicas que promovem a cidadania e a profissionalização de parcela da sociedade brasileira, com o objetivo de criar oportunidades de melhorias.

Já a coordenação da Operação Portal do Sertão está sendo realizada pelos professores do campus Viçosa Fábio Coelho Sampaio e José Guilherme Prado Martin, do Departamento de Microbiologia, com a participação dos alunos: Arthur Miranda dos Santos (Agronomia), Alessandra Luiza Martins Duarte (Educação Física), Daniele Rosalina dos Santos Côrtes (Engenharia de Alimentos), Dayana Jhenifer Duarte da Silva (Biologia),Ana Karine Vieira Costa (Educação do Campo), Gabriela Freitas Fontes (Engenharia de Produção), Geovana Batista Rosa de Souza (Bioquímica) e Fagner Darlan Dias Corrêa (Engenharia Florestal).

História

Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades parceiras. O trabalho incentiva jovens estudantes a atuarem em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional.