Todos os campi

Artigo aponta relevância da UFV em pesquisas sobre armazenamento de grãos

24/01/2023

O correto armazenamento de grãos é um desafio para a segurança alimentar

A UFV está em sexto lugar entre as instituições de pesquisa que mais publicam artigos científicos de alto impacto sobre armazenamento e secagem de grãos em todo o mundo e o Brasil ocupa a terceira posição nessa produção, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. A conclusão é de um artigo assinado por três autores chineses e publicado no periódico científico Foods. Eles quantificaram a produção científica global sobre o tema nos últimos 15 anos.

Os autores usaram o banco de dados Web of Science para avaliar os artigos de maior relevância internacional, publicados entre 2007 e 2022. O objetivo foi analisar a evolução e as tendências das pesquisas em armazenamento de grãos. Os resultados, apresentados em gráficos, dão um panorama geral da pesquisa internacional e apontam temas emergentes desta ciência. De acordo com os pesquisadores, a tendência é a busca por métodos de secagem e armazenamento que sejam mais seguros, tanto sob o ponto de vista econômico como ambiental, visando à melhoria da qualidade dos grãos e produtos derivados.

Na pesquisa, o Brasil está entre os que mais publicam nas áreas de armazenagem e estudos de tecnologia. A relevância pode ser observada em estudos sobre temperatura, insetos, controle de pragas e dióxido de carbono. Na UFV, a maior parte dessas pesquisas acontece nos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola, Entomologia e Engenharia de Alimentos

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, os resultados publicados refletem a tradição histórica da UFV em pesquisas com armazenamento e apontam a necessidade de mais interação internacional para se manter nos principais rankings.