UFV realiza Colação de Grau da primeira turma de formandos de janeiro de 2023

21/01/2023

Cerca de 400 formandos celebraram o encerramento de suas graduações

A trajetória intensa, divertida, emocionante, tensa, mas acima de tudo bem vivida", da primeira turma de formandos de janeiro de 2023, destacada pelo orador Danilo Dias, foi encerrada nesta sexta-feira (20). Cerca de 400 graduandos de 21 cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) participaram da Sessão Solene de Colação de Grau, no Espaço Multiuso, do campus Viçosa, e foram prestigiados por familiares, amigos e servidores da Universidade.

Danilo Dias, do curso de Administração, também relembrou em seu discurso as alegrias, angústias, saudades e o apoio fundamental dos familiares durante os anos de graduação. O orador da turma ressaltou ainda que a UFV é um lugar de acolhimento, que preza por formar cidadãos, e onde os estudantes conhecem nos espaços representativos "a verdadeira democracia" e aprendem “a praticar o respeito: pela orientação sexual, religiosa, pelas raças e etnias, e pelas visões e escolhas políticas”.

Suas palavras foram reforçadas pelo reitor Demetrius David da Silva, que em seu pronunciamento evidenciou o fato de a UFV cumprir a tarefa de “formar pessoas capacitadas, intelectual e moralmente, que venham a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do nosso Brasil." Ele desejou que os formandos levem a Universidade como exemplo em suas ações, tendo esperança e protagonismo, com solidariedade e empatia.

Homenagens

Como já se tornou tradição, a solenidade foi marcada por homenagens aos formandos e aos seus pais, representados por Adão Gonçalo da Cunha e Teresinha Luzia dos Santos Cunha, que, emocionados, receberam uma placa de sua filha Thaynara Paola dos Santos Cunha, do curso de Medicina Veterinária (foto). Já Aparecida Teixeira Pereira de Souza, conhecida carinhosamente pela “tia do doce”, foi muito aplaudida durante a entrega da placa de homenageada geral da turma.

Pela excelência obtida durante seus cursos de graduação, alguns formandos conquistaram as medalhas Presidente Bernardes de prata e de ouro. Foram entregues 19 medalhas de prata e duas de ouro: aos formandos Abraão Filipe Marques de Oliveira, do curso de Comunicação Social, e Vitória de Almeida Rodrigues, do curso de Bioquímica.

Todos os momentos contaram com transmissão ao vivo e a gravação continua disponível pelo Youtube. As fotografias estão em photos.app.goo.gl/UywAvY797cV5g5Zw5.

A partir desta quarta-feira (25), as festividades continuarão com as celebrações dos formandos do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Fotos: Daniel Sotto Maior