Todos os campi

CCB e CCH homenageiam formandos com maior coeficiente de rendimento acumulado

20/01/2023

Bruno Souza posa para a foto segurando seu certificado de menção honrosa durante a cerimônia.

Brunno de Souza (centro) foi um dos homenageados e falou em nome deles

Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20), pouco mais de 20 formandos receberam certificados por obter maior coeficiente de rendimento acumulado entre os seus pares. Mas também por terem cursado, em média, um mínimo de 15 créditos por período letivo, não serem reingressantes no curso e nem agraciados com a Medalha Presidente Bernardes, entregue durante a Colação de Grau. A homenagem, que já virou tradição, é concedida pelos centros de ciências. Nesta especificamente, dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

A cerimônia aconteceu no auditório da Engenharia Florestal, com a participação de familiares e amigos, orgulhosos com a conquista que irá se somar ao diploma da UFV. Brunno Botelho de Souza, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, falou em nome dos homenageados. Ao agradecer pelo momento, ressaltou que, para ele e, talvez, para a maioria dos agraciados, o reconhecimento dos centros não foi o objetivo, mas uma consequência do esforço e da dedicação de todos. E nesse esforço incluiu os familiares, com os apoios financeiro e emocional ao longo da formação acadêmica.

O diretor do CCB, João Marcos de Araújo, representou os dois centros de ciências num discurso de felicitação. Dentre outros aspectos, destacou a homenagem do CCB e do CCH - representado na cerimônia pela professora Adriana da Silva - como resultante de um conjunto de ações. Ela não é somente um reflexo das notas, disse, mas também fruto de dedicação dos estudantes à pesquisa e à extensão. O professor se mostrou feliz e privilegiado em poder novamente vivenciar aquele momento: “isso nos alimenta, nos fortalece e nos dá mais vontade de continuar lutando pela universidade pública, pela democracia e, principalmente, pela nossa UFV, para que continue sendo grande”.

A vice-reitora Rejane Nascentes, que presidiu a cerimônia, ressaltou a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade e agradeceu aos homenageados por terem escolhido a UFV, que estará sempre de portas abertas para eles. A professora lembrou o privilégio de terem estudado em uma das maiores universidades do país e do mundo, na qual também se formou, e comentou sobre a sua emoção e alegria com a formatura na instituição. Desejou muito sucesso a todos e manifestou a vontade de reencontrá-los, em breve, nos bailes de ex-alunos.

Tanto a vice-reitora quanto o diretor do CCB também destacaram em suas falas o trabalho realizado pelos coordenadores de cursos na condução do processo acadêmico e no suporte e apoio que dão aos estudantes. Foram eles (ou seus representantes), inclusive, que entregaram os certificados aos homenageados, um de cada curso do CCH e do CCB.

UFV na história

Entre os protagonistas da manhã, estava Nathanyelle Rosa Dias, formanda em Licenciatura em Educação do Campo. Ela chamou a atenção pelo pequeno cocar que usava, representando a sua ancestralidade de etnia indígena Puri, originária na região Sudeste. Essa identidade ela conta ter resgatado com o curso, de onde leva o desejo de repetir a ação com outros puris que estão pelo Brasil. A mãe, Elenice Rosa Costa, se orgulha com a busca dessa identidade pela filha, que, de certa forma, estava escondida pela família. Ela se emociona com o fato de mais uma geração levar a UFV em sua história. Elenice e suas irmãs são formadas em Pedagogia pela Universidade, onde seu pai, indígena, também foi funcionário. “A gente vivencia a UFV desde criança, mesmo não estando dentro dela”.

Confira, abaixo, os nomes dos agraciados e algumas fotos do evento. Outros registros de imagens estão no álbum de fotos.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Mariana da Costa Teixeira – Letras
Mariana Suelen Martins Pimenta - Direito
Marina França Brandão – História