Prefeituras da região pedem apoio da UFV para melhorar análises de água e esgoto

13/01/2023

Mesa de reuniões da Reitoria da UFV. Ao redor estão os participantes da reunião, com o reitor Demetrius ao centro.

A reunião com representantes do Cisab aconteceu na reitoria

O reitor Demetrius David da Silva recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), a visita de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab), que reúne 49 cidades da região. Eles estão em busca de apoio da UFV para melhorar a qualidade e os preços das análises de potabilidade da água fornecida para as populações.

Segundo a superintendente do Cisab, Iolanda Gonçalves, os municípios que fazem parte do consórcio gastam juntos, em média, quase R$ 10 milhões por ano com análises de água e efluentes. O consórcio, sediado em Viçosa, está finalizando a construção de um grande laboratório com o objetivo de reunir interesses em comum para reduzir os custos de análises. “Aos poucos, vamos equipar o laboratório, mas alguns testes, mais raros, poderiam ser feitos na UFV”.

Ao pedir apoio à Universidade, o presidente do consórcio e prefeito de Senador Firmino, Willian Mussi, comentou que o novo laboratório vai reduzir os custos, mas que também será preciso garantir a qualidade das testagens para atender à população e às exigências da legislação. Segundo o reitor, o apoio é factível e a Universidade fará o possível para envolver os seus laboratórios nas demandas do consórcio. “As prioridades de toda a nossa estrutura de laboratórios são o ensino e a pesquisa, mas temos muito interesse e boa vontade para contribuir com a nossa região”. Para isso, Demetrius pediu aos dirigentes do consórcio que planejem as demandas para que a Universidade possa analisar possíveis parcerias.

Também participaram da reunião o prefeito de Cajuri, Ricardo Andrade, que faz parte do conselho fiscal do Cisab, e o diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Comini.