Todos os campi

Professor da UFV é nomeado coordenador de avaliação da Capes em Zootecnia e Recursos Pesqueiros

30/11/2022

Odilon Pereira é professor na área de forragicultura e pastagens

O professor Odilon Gomes Pereira, do Departamento de Zootecnia, será o coordenador de avaliação da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação dos coordenadores das 49 áreas, para o quadriênio 2022-2026, foi publicada nesta segunda-feira (28).

Os pesquisadores nomeados são consultores responsáveis por coordenar, planejar e executar as atividades junto à Capes. Isso inclui, por exemplo, o trabalho relativo à Avaliação Quadrienal, como o acompanhamento de grupos e comissões regulares, interlocução com membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e fundamentação e organização dos processos de avaliação das áreas. O processo para a escolha das coordenações se dá por meio de indicação dos coordenadores de pós-graduação e critérios internos da Capes.

Odilon Gomes Pereira é engenheiro agrônomo (UEMA), com mestrado e doutorado pela UFV em Forragicultura e Pastagens. Foi membro da Câmara de Zootecnia do CNPq (2009-2012) e também da Câmara de Zootecnia e Veterinária da Fapemig (2010-2014). Na UFV, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e também do Mestrado Profissional em Zootecnia.

Segundo o professor Odilon, além de sua experiência, a tradição de excelência da pesquisa na UFV e as notas máximas alcançadas pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia nos últimos anos devem ter sido decisivos para a escolha do nome dele para o cargo de coordenador. “A indicação é uma honra à carreira de pesquisador e um grande desafio a ser enfrentado. Esta é uma área competitiva, uma vez que temos mais de 60 programas de pós-graduação no Brasil. Os problemas enfrentados na última avaliação quadrienal, em função da pandemia, e as dificuldades decorrentes da escassez de recursos dos últimos anos tornam o desafio ainda maior”, completou.