Todos os campi

UFV mapeia informações sobre centenas de assentamentos rurais no Brasil

24/11/2022

Superintendentes participantes posam para foto no Salão Nobre da UFV, cada um segurando à sua frente um exemplar do Atlas.

Superintendentes do INCRA de quatro estados estiveram na UFV para conclusão do trabalho

A UFV está contribuindo para a regularização ambiental de 300 assentamentos rurais em 141 municípios de Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Pará. O trabalho faz parte de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Universidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que recebeu o nome de Radis UFV e irá subsidiar o governo federal na tomada de decisões e no acompanhamento de 17.500 famílias no desenvolvimento sustentável de suas propriedades.

A cerimônia de apresentação de resultados dos trabalhos e entrega dos Atlas, com o mapeamento completo das áreas de assentamentos, aconteceu nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), com a presença de representantes do Incra dos quatro estados envolvidos. O evento, no Salão Nobre da UFV, terminou com a celebração de um termo aditivo que estenderá o trabalho a outros assentamentos rurais.

As atividades para a regularização ambiental dos assentamentos foram realizadas pelo SIGEOnPA, um grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Engenharia Civil, que trabalha com informações geoespaciais e é coordenado pela professora Maria Lúcia Calijuri. Para atender ao Radis, foi preciso montar uma equipe com mais 30 pessoas, entre estudantes e pesquisadores da UFV.

Para criar os Atlas, eles elaboraram metodologias e treinaram pesquisadores nos quatros estados para coletar mais de 26 mil documentos e informações sobre as áreas destinadas aos assentamentos rurais. Em Viçosa, a equipe confirmava os dados para realizar os mapeamentos e alimentar uma plataforma que irá armazenar os dados. As informações geradas contemplam ainda aspectos da qualidade de vida e uso agrícola das regiões atendidas. “Acredito que essas informações permitirão ao Incra conhecer as potencialidades e fragilidades dos projetos de assentamentos, apoiando decisões para futuros investimentos nas áreas estudadas”, disse a professora Maria Lúcia Calijuri.

Segundo o diretor de desenvolvimento e consolidação de projetos de assentamentos do Incra, Giuseppe Serra Seca Vieira, os Atlas e documentos contêm informações precisas sobre as famílias e propriedades que, a partir de agora, poderão ser realimentadas pelo Instituto para promover diagnósticos e acompanhar o desenvolvimento econômico e sustentável dos assentamentos.

Também participaram da cerimônia e apresentação dos resultados os superintendentes do Incra de Alagoas, Wilson Cesar de Lira Santos; do Pará/Marabá, Leonardo Lopes Santana; de Minas Gerais, Henrique Victor Pereira, e de Pernambuco, Joilson Barreto Costa.

A gestão do TED 06/2017 contou com apoio da Diretoria de Governança Institucional da UFV e da Fundação Facev.

As imagens do evento podem ser conferidas no álbum de fotos.

Fotos: Daniel Sotto Maior