Orquestra Sol do Amanhã e Madrigal apresentam Missa Suzuki no Espaço Fernando Sabino

23/11/2022

Pela primeira vez, a Orquestra Sol do Amanhã e o Madrigal da UFV irão realizar uma apresentação conjunta neste sábado (26), às 18h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. A Orquestra apresentará um repertório desenvolvido ao longo deste semestre com músicas educativas e tradicionais e, em seguida, a Missa Suzuki, com a participação do Madrigal. Esta obra foi composta pelo regente Antônio Gastão para orquestra, coral e solistas cantores. Ela é dividida em quatro partes: Kyrie, Gloria, Sanctus/Benedictus e Agnus Dei.

O espetáculo, com direção musical e regência do maestro Ciro Tabet, terá a participação dos instrumentistas Victor Nascimento Rosário (flauta transversal), Álvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira (trompete 1) e Paulo Sérgio de Oliveira (trompete 2). Os cantores solistas serão: Geizi Oliveira (soprano) e Renato Luiz Gonçalves (tenor).

A entrada, gratuita, será disponibilizada por ordem de chegada, até a lotação máxima do auditório. A realização da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PEC), por meio da  Divisão de Assuntos Culturais (DAC) e Casa UFV de Música. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail casaufvdemusica@ufv.br.

Orquestra e Madrigal

De acordo com a Casa UFV de Música, a Orquestra Sol do Amanhã é um projeto social, cultural e de capacitação profissional, com metodologia de ensino coletivo de cordas, direcionado a adolescentes e jovens indicados pelas escolas públicas do município. Criado em 2017, conta também com a participação de alunos da UFV, servidores ativos e aposentados, além de cidadãos viçosenses.

Idealizado pelo maestro Ciro Tabet, o Madrigal da UFV surgiu, em 2016, com o intuito de executar um projeto diferenciado na UFV. Interpretando basicamente obras sacras, o grupo propõe a realização de um trabalho aprimorado por meio da polifonia vocal. O madrigal é uma forma de música de câmara do Renascimento e do início do Barroco, originada na Itália, durante o século XIV.