Campus Viçosa

Exposição fotográfica dá visibilidade aos negros na UFV

16/11/2022

Será aberta nesta quinta-feira (17), às 16h30, no saguão do CEE, a exposição fotográfica Existências Negras na UFV. A mostra, com 110 imagens, é uma atividade desenvolvida na disciplina Comunicação Organizacional (ERU 356), na qual os alunos foram incentivados a registrar com fotografias estudantes e servidores (docentes, técnicos e terceirizados) negros do campus Viçosa.

Segundo os organizadores - a professora Ivonete Lopes, do Departamento de Economia Rural (DER), e o estudante e fotógrafo João Luca Pires -, o evento acontece em alusão ao 20 de novembro (data da morte de Zumbi dos Palmares), considerado o Dia da Consciência Negra, em contestação ao 13 de maio, data da libertação oficial dos escravizados no Brasil. De acordo com eles, este trabalho é resultado do desafio da curricularização da extensão universitária.

A mostra, que pode ser visitada até 30 de novembro, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), do DER e dos integrantes do Grupo de Pesquisa Meios.

Fundo preto e cinco fotos de pessoas negras em diferentes situações. Texto: Exposição fotográfica “Existências Negras”.

Exposição "Existências Negras"