Todos os campi

Abertura do SIA lota Fernando Sabino e é transmitida para os três campi

08/11/2022

Ao fundo, mesa de abertura do evento e telão com foto da palestrante. Em primeiro plano, auditório lotado de participantes.

Mais de cinco mil inscritos participam da programação

Com o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino repleto de estudantes, teve início, na tarde desta terça-feira (8), a 13ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV. Pela primeira vez, a abertura, realizada no campus Viçosa de forma presencial, foi transmitida, simultaneamente, pelo Youtube, para os outros dois campi da Universidade, Florestal e Rio Paranaíba, e para os participantes externos. Para celebrar o retorno presencial do SIA, após dois anos no formato virtual, a abertura do evento foi embalada pelo Coral da UFV, regido pelo maestro Ciro Tabet.

A presidente da Comissão Organizadora do SIA 2022, Karla Maria Damiano Teixeira, destacou que a temática do Simpósio – Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV – foi pensada com o propósito de valorizar o trabalho desenvolvido diariamente na Universidade. Esse trabalho, segundo ela, “é fundamental para a formação acadêmica e profissional dos  estudantes, para o avanço científico e tecnológico e para a transferência de conhecimento”. Karla lembrou que a programação do evento também contempla a importância da mulher na ciência, por meio de atividades, como as palestras proferidas por ex-alunas da UFV, hoje em posições de destaque no cenário nacional.

A programação, que irá até quinta-feira (10), nos três campi, será destinada a mais de cinco mil inscritos e contará com 1.698 apresentações de trabalhos e 95 minicursos, nas modalidades oral e painel. O número expressivo de participantes e o envolvimento multicampi na organização do evento foram destacados pelos diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, Antônio Cezar Pereira Calil e Renato Adriane Alves Ruas, respectivamente, que participaram da mesa de abertura. Eles também ressaltaram a integração do ensino, da pesquisa e da extensão no SIA 2022 e a contribuição do Simpósio para a formação de excelência dos estudantes.

O reitor Demetrius David da Silva agradeceu a todos os envolvidos na realização do SIA e lembrou que este é um evento verdadeiramente institucional, que possibilita aos estudantes do ensino médio, da graduação e pós-graduação enriquecerem suas formações com conhecimentos que extrapolam o conteúdo aprendido em sala de aula. Diante da temática relacionada ao bicentenário da Independência, proposta pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual o SIA integra, o reitor afirmou que é preciso mais incentivos governamentais para transformar a ciência desenvolvida nas universidades em inovações, produtos e processos que possam melhorar a vida da população e contribuir para que o Brasil passe de importador a exportador de tecnologias.

A discussão sobre inovação continuou na primeira palestra do evento, ministrada por Ana Carolina Calçado, ex-aluna do curso de Bioquímica da UFV e diretora presidente da organização sem fins lucrativos Wylinka. A partir do tema Conectando ciência e mercado: a inovação como um caminho para a realização, ela abordou os percursos para se alcançar a inovação em diversos campos, citando exemplos de alguns pioneiros e da sua própria trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

Programação

Dentre os destaques da programação do SIA nesta quarta-feira (9), está a abertura da Feira de Ciências, que acontecerá às 10h, no auditório da Biblioteca Central. O evento, destinado aos estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Viçosa e região, tem como propostas estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico e superior, estimular o crescimento das atividades de extensão e divulgar os cursos da área de Ciências Exatas e suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Outro destaque será a palestra da ex-secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Ana Valentini. Intitulada Ciência, um substantivo feminino, a palestra acontecerá às 16h e será on-line, com projeção no telão do Espaço Fernando Sabino e transmissão pelo Youtube

Todos os detalhes do evento estão no site do Simpósio. Pelo Instagram também é possível acompanhar as novidades e eventuais alterações na programação, como a apresentação cultural do Duo Almare, que aconteceria nesta terça-feira (8), mas, devido à chuva, foi transferida para a quarta (9), às 12h, em frente à entrada lateral da Biblioteca do campus Viçosa.

Ao fundo, membros do Coral da UFV fazem uma apresentação. Em primeiro plano, auditório lotado com os participantes do SIA.

Apresentação do Coral da UFV

Foto próxima da mesa de abertura do evento. Ao fundo, telão com foto de palestrante. À frente da mesa, arranjo de flores.

Mesa de abertura durante fala do reitor

Vista parcial do auditório do espaço Fernando Sabino, com estudantes ocupando todas as cadeiras do local.

Vista parcial da plateia

Foto tirada detrás do palco, mostrando a mesa de abertura e o auditório lotado. Alguns estudantes estão de pé ao fundo.

O auditório ficou completamente lotado