Institucional

Todos os campi

Pesquisa premiada avalia relação entre percepção periférica e qualidade dos jogadores de futebol

17/10/2022

A pesquisa foi realizada com jogadores de clubes de futebol

Um artigo publicado pelo mestrando Marcelo Odilon Cabral, sob a orientação do professor Israel Teoldo, do Departamento de Educação Física da UFV, ganhou o prêmio Schuhfried Science Award. A premiação é destinada a jovens pesquisadores que utilizam os métodos propostos pela Schuhfried, empresa internacional que fornece produtos e serviços para avaliação psicológica, treinamento cognitivo e biofeedback. Para conceder o prêmio, a comissão julgadora considera a qualidade dos trabalhos na utilização das metodologias.

A pesquisa foi realizada no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef) com o objetivo de avaliar se existe relação entre a percepção periférica e a eficiência do comportamento tático de jovens jogadores de futebol com similaridade no tempo de prática formal e nível competitivo. Para isso, jogadores de diferentes clubes foram analisados por meio do Sistema de Testes de Viena e de Avaliação Tática no Futebol.

Os resultados mostraram que, mesmo em condições similares de treino e competição, os jogadores mais eficientes taticamente foram os que apresentaram as melhores medidas de campo visual, tempo de reação, atenção distribuída e níveis de percepção periférica.

Segundo os pesquisadores, o estudo avança no conhecimento sobre o tema ao reforçar a importância da avaliação e do desenvolvimento da percepção periférica dos jogadores ao longo do processo de formação no futebol. A pesquisa também identificou a relevância dessa percepção controlando variáveis do jogo, tais como o comportamento tático, o tempo de prática formal e o nível competitivo dos jogadores.

Divulgação Institucional

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.