Todos os campi

Times dos campi Viçosa e Florestal se classificam para final da Maratona Brasileira de Programação

11/10/2022

Dois times da UFV se classificaram para a final da Maratona Brasileira de Programação, que ocorrerá em março de 2023, na cidade de Campo Grande (MS). A maratona é uma competição universitária de programação de computadores, cuja primeira fase aconteceu, no último sábado (8), com a participação de 556 equipes de 170 instituições brasileiras. Elas competiram em 42 sedes em diversos pontos do país.

Ao todo, 50 times se classificaram para a final da maratona promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nove deles de Minas Gerais. Os times da UFV classificados foram o “Senza Verza”, do campus Viçosa, formado pelos estudantes de Ciência da Computação Matheus Aguilar de Oliveira, Natan Seabra Garcias e Gabriel de Paula Félix, e o "passa em 1ms?", dos estudantes de Ciência da Computação do campus Florestal Dener Vieira Ribeiro, Germano Barcelos Santos e Guilherme Corrêa Melos. O time de Viçosa foi treinado pelos professores do Departamento de Informática André Gustavo dos Santos e Salles Viana Gomes de Magalhães e o de Florestal pela mestranda Estela Miranda Batista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV.

No ranking geral da primeira fase, Viçosa ficou em 17º lugar e Florestal em 40º. Desde que começou a participar da maratona, este foi o melhor desempenho da UFV nesta fase da competição, segundo o professor André. Há mais de 10 anos, ininterruptamente, times do campus Viçosa têm se classificado para a final brasileira. O próprio “Senza Verza” já esteve em outra final. Com relação a Florestal, esta é a quinta participação do campus e a terceira classificação nesta etapa. Somente o "passa em 1ms?" esteve nela duas vezes. Rio Paranaíba também participou da final nacional, em 2017. Inclusive, na edição deste ano o campus foi representado por uma equipe de alunos estreantes na competição, treinada pelo professor Guilherme de Castro.

Para a competição, o "Senza Verza" fez um intenso treinamento por conta própria durante o período emergencial remoto da Universidade, atuando em várias competições simuladas e da Brazilian ICPC Summer School. Já a preparação do "passa em 1ms?" se deu no âmbito do programa de extensão MinasCoders, coordenado pelas professoras Gláucia Braga e Thais Regina, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV-Florestal. Vale destacar que, por meio do MinasCoders, o campus Florestal enviou nesta edição sete meninas para a competição.

Durante a final nacional da Maratona Brasileira de Programação, em março do ano que vem, serão escolhidos os representantes para a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), o mais prestigiado concurso de programação de computadores.

Maratona
Segundo a SBC, a maratona se destina a estudantes de graduação e de início de pós-graduação na área de computação e afins. Ela promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A disputa se dá por meio de times, compostos por três estudantes cada, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. Na competição deste ano, a UFV participou com 11 times (cinco de Viçosa, cinco de Florestal e um de Rio Paranaíba). A Universidade está presente na maratona desde a sua primeira edição, em 1996.

Mais informações sobre a Maratona de Programação podem ser conferidas no site da SBC, assim como o resultado completo da primeira fase.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

O time do campus Viçosa Senza Verza ficou em 17º lugar na primeira fase

O passa em 1ms? do campus Florestal já esteve duas vezes na final