Todos os campi

Bioagro comemora 30 anos com homenagem a pioneiros da pesquisa em biotecnologia na UFV

22/09/2022

O evento aconteceu no Espaço Fernando Sabino

O Coral Nossa Voz abriu a noite de celebração dos 30 anos do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Biaogro) nessa quarta-feira (21), no Espaço Fernando Sabino. Participaram do evento pesquisadores, servidores e alunos que ajudaram a construir a história de pioneirismo da biotecnologia no Brasil.

Entre as autoridades que compuseram a mesa de abertura estavam o reitor Demetrius David da Silva, a vice-reitora, Rejane Nascentes, diretores de centros de ciências, o ex-reitor e atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, e a diretora do Biagro, Denise Mara Bazzolli.

Segundo o reitor, o sucesso do Biagro é a prova dos investimentos da UFV em áreas estratégicas para os interesses da sociedade que, por sua vez, se refletem na qualidade do ensino e nas avaliações positivas da Universidade.

O presidente do CNPq, que participou da primeira geração de pesquisadores do Biagro, também lembrou que a UFV soube aproveitar o momento da expansão da biotecnologia no mundo. “Com isso, nós pudemos avançar em pesquisas e tecnologias que foram essenciais para a agricultura brasileira no final da década de 1980”. Ainda de acordo com Evaldo Vilela, naquele tempo projetos multidisciplinares e parcerias com empresas privadas eram raros nas universidades públicas. “O Biagro foi um projeto arrojado para a época. Cada um que marcou este início teve sua importância e contribuição. No entanto, hoje devemos louvar, sobretudo, a memória do professor Maurílio Alves Moreira, o homem que foi capaz de liderar com brilhantismo o início desta história”.

A diretora do Biagro também falou da gratidão por todos que contribuíram com o Instituto nestes 30 anos e conduziu homenagens especiais aos professores Geraldo Martins Chaves e Maurílio Moreira, ambos já falecidos. Também receberam homenagens os professores Evaldo Vilela e Acelino Couto Alfenas, que participaram dos primeiros colegiados. Joaquin Patarroyo Salcedo, Maria Goreti Oliveira, Maria Catarina Megumi Kasuya e Francisco Murilo Zerbini Júnior foram homenageados por suas pesquisas e por terem exercido cargos de direção. Os servidores Wilson Soares Guedes e Expedito Martins dos Santos foram condecorados pela dedicação especial ao trabalho, construção e manutenção do prédio que sedia o Biagro.

A história e as contribuições do Instituto à agropecuária brasileira foram contadas em um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional da UFV e na palestra realizada pela professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes. De acordo com ela, os primeiros pesquisadores souberam se adaptar a marcos que mudaram a forma de se fazer ciência internacional, tais como o sequenciamento de genomas e a biologia molecular. “Eles nos colocaram na vanguarda da ciência. Em 30 anos, aumentamos em 870% o impacto da produção científica entre nossos pesquisadores, número muito acima do esperado no Brasil e no mundo”, disse a professora.

O professor Sérgio Brommonschenkel, que também atua no Biagro, encerrou o evento com uma palestra sobre biotecnologia translacional. Apontando para o futuro, ele falou sobre a importância de conectar a pesquisa às demandas do setor produtivo e o potencial de novas áreas da ciência internacional.

O evento foi trasmitido ao vivo e está disponível no canal da UFV no Youtube. As fotos da cerimônia podem ser conferidas neste álbum

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.