Todos os campi

Maioria dos cursos de graduação da UFV tem conceito 4 ou 5 no Enade

13/09/2022

Dos 28 cursos de graduação da UFV avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, nove obtiveram a nota máxima (5), 14 ficaram com nota 4 e cinco com nota 3, sendo que a maior parte dos cursos progrediu ou manteve a pontuação, em comparação com a última edição desse ciclo avaliativo. Além disso, quatro cursos da UFV ficaram entre os 10 melhores do país, foram eles: Ciência da Computação (4º), Ciências Biológicas - Bacharelado (8º) e História - Bacharelado (8º), do campus Viçosa, e Química - Licenciatura (10º), do campus Florestal. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (12).

Esta é a primeira avaliação após a adoção de medidas de combate à pandemia de covid-19. Trata-se do ciclo avaliativo em que a UFV participa com maior número de cursos, envolvendo quase todas as licenciaturas e os bacharelados correspondentes a elas, além dos cursos da área de informática (Ciências da Computação e Sistemas de Informação).

Para o pró-reitor de Ensino da UFV, João Carlos Pereira da Silva, pelos resultados é observado que 82% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5, o que demonstra “o padrão de qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade”. Ainda mais, considerando que apenas 6% dos quase 8 mil cursos de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país atingiram nota máxima, sendo a maior parte deles de universidades públicas federais.

Segundo o pró-reitor, “os processos avaliativos, sejam eles internos ou externos, são referenciais importantes e constituem-se em poderosos instrumentos de gestão acadêmica dos cursos”. No caso do Enade é avaliado o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. A prova é composta por 40 questões divididas em múltipla escolha e discursivas, sendo dez relativas à formação geral e 30 relacionadas a conhecimento específico.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.