Institucional

Todos os campi

Professores e técnicos recebem homenagem por contribuição à história da UFV

29/08/2022

O professor Og foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito em Ensino

No discurso proferido durante a cerimônia de comemoração dos 96 anos da Universidade Federal de Viçosa, realizada na noite desse domingo (28), o reitor Demetrius David da Silva afirmou que “a UFV é mais do que uma instituição de sucesso. Ela é um pouco de cada um de nós e de nossas vidas”. As homenagens da noite comprovaram isso, condecorando servidores com décadas de vida dedicadas à Universidade.

No palco do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, dezenas de professores e professoras receberam a medalha Bello Lisboa por 25 anos de efetiva dedicação, em tempo integral, às atividades acadêmicas e administrativas da UFV. O reitor, inclusive, foi um deles. Outras dezenas de técnicos e técnicas foram homenageados com a medalha José Valentino da Cruz (Candinho) pelos 30 e 25 anos, respectivamente, de efetiva dedicação às atividades administrativas da Universidade.

Quem falou em nome dos homenageados destacou a satisfação pelo reconhecimento da instituição e o orgulho de fazer parte de sua história. Em nome dos docentes, a professora Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade, mencionou por diversas vezes as palavras emoção e gratidão. Representando os técnicos, o vigilante Robson Batista de Oliveira lembrou que, há 30 anos, a UFV é a sua segunda casa e a sua segunda família.

Antes dessas homenagens, outros docentes e técnicos já haviam recebido a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs e, assim como os ganhadores da Bello Lisboa e da José Valentino da Cruz, os agraciados não foram apenas de 2022, mas também dos anos 2020 e 2021. Apesar dos conselhos superiores da Universidade terem decido conceder essas medalhas mesmo durante a pandemia, a entrega presencial só se deu agora. A leitura dos currículos de cada um dos 12 homenageados sinalizou ao público participante da cerimônia o porquê de seus nomes terem sido indicados pelos departamentos e órgãos da UFV e aprovados pelos conselhos superiores da instituição para receberem as medalhas.

Na categoria Ensino, os agraciados com a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs foram os professores Sérgio Luis Pinto da Matta (2020), Og Francisco Fonseca de Souza (2021) e Mara Garcia Tavares (2022). De mérito na Pesquisa, receberam a medalha a professora Maria Catarina Megumi Kasuya (2020) e os professores Adriano Nunes Nesi (2021) e Maurício Paulo Ferreira Fontes (2022). Na categoria Extensão, a homenagem foi para os professores Adriano Provezano Gomes (2020) e Alan Ferreira de Freitas (2022) que, na cerimônia, também representou a professora Bianca Aparecida Lima Costa, vencedora da medalha em 2021. Para receber o mérito Administrativo, foram chamados ao palco do Fernando Sabino os técnicos da Pró-Reitoria de Administração Paulo Pinto Teixeira Filho (2020) e Wilson Soares Guedes (2021) e o auxiliar de gabinete da Reitoria José Antônio Martins (2022).

Todas as categorias tiveram um representante para o discurso de agradecimento. Os professores Og de Souza, Maria Catarina Kasuya e Alan de Freitas e o técnico Wilson Guedes falaram em nome dos demais homenageados de suas categorias, destacando o papel de cada uma delas na trajetória da Universidade. Eles também manifestaram o orgulho e a honra de serem agraciados com a medalha que recebe o nome do professor que há quase um século ajudou a planejar e a construir a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (Esav), hoje UFV.

Reconhecimento

Os homenageados da noite receberam medalhas e diplomas das mãos do reitor e foram cumprimentados pela vice-reitora Rejane Nascentes e outras autoridades de Viçosa e da UFV, como pró-reitores e diretores dos centros de ciências, que compuseram a mesa oficial da cerimônia. À mesa estavam também os ex-reitores da Universidade, Carlos Sigueyuki Sediyama e Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ambos foram lembrados pelo reitor quando citou o “legado deixado na história da UFV pelo presidente Arthur Bernardes, por Peter Henry Rolfs e Bello Lisboa, passando pelas gestões e contribuição de seus dirigentes, que ajudaram para que a UFV tivesse se destacado e deixado impressa nas páginas da história o registro incontestável de qualidade, competência e pioneirismo”.

Apesar das dificuldades que a Universidade - a exemplo de outras instituições federais de ensino superior - vem enfrentando, o reitor se disse convencido de que “a UFV será sempre um exemplo vivo e comprovado de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade; que ela continuará sendo capaz de contribuir para a formação moral e intelectual de seus estudantes e para a defesa do conhecimento científico e tecnológico; que participará dos esforços que visem ao desenvolvimento econômico e social, bem como ao empoderamento em todas as suas dimensões, contribuindo para a efetividade das franquias democráticas”.

O professor Demetrius também afirmou não ter dúvidas de que “o grande diferencial da UFV é o seu corpo social, composto por docentes, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados, que são altamente comprometidos e apaixonados pela Universidade”. Para o reitor, a tradicional cerimônia de aniversário da instituição é um momento especial de reconhecimento da importância e do papel dos docentes e técnicos para a UFV. No evento desse domingo, o professor Demetrius confidenciou ao público que o que faz tudo valer a pena é a possibilidade de resgatar a autoestima dos servidores para que tenham esperança. Aos homenageados recomendou: “mantenham viva a chama da certeza na importância da UFV enquanto instituição pública de ensino superior. Levem a UFV em seus corações. Tenham a UFV como exemplo de determinação e compromisso. E sejam muito felizes, sempre”.

A noite que começou com a música do Duo Almare, composto pela cantora Adê Ribeiro, ex-aluna de Engenharia Florestal da UFV, e pelo violonista Jaelson Farias, terminou com um parabéns à Universidade pelos seus 96 anos. Além dos registros abaixo, mais fotos do evento podem ser conferidas no link photos.app.goo.gl/6gda9c15jBLi9uCw8.

Divulgação Institucional

______

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

.

.

.

.