Institucional
Todos os campi
23/08/2022
Depois de dois anos acontecendo de forma virtual devido à pandemia de covid-19, a Semana do Fazendeiro voltou a movimentar o campus Viçosa da UFV, retomando uma tradição iniciada em 1930, ano de sua criação. O mês de realização não foi julho, como costuma ocorrer, e o número de participantes foi um pouco menor do que em outras edições, em função ainda das restrições impostas pela pandemia. Mesmo assim, o balanço que se faz da 92a Semana do Fazendeiro, realizada de 13 a 19 de agosto, é bastante positivo, na avaliação do pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto.
Em torno do tema Plantar, cuidar, florescer: sonhos, conquistas, vidas! foram oferecidos 256 cursos, incluindo 18 sessões de conversas com especialistas sobre temas dos quais a UFV é referência importante. Mais uma vez, professores e estudantes da Universidade compartilharam seu conhecimento em capacitações que contaram também com a participação de parceiros externos. Dentre eles, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) ofereceu 31 cursos e coordenou, juntamente com a UFV, a 9ª Semana da Mulher Rural e a 13a Semana da Juventude Rural, que receberam mais de mil participantes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional Minas Gerais (Senar Minas), um dos integrantes do Sistema Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), também teve uma participação expressiva com 37 cursos. Dentre outros parceiros de destaque, estiveram ainda a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que encerrou as atividades da Caravana FertBrasil na 92a Semana do Fazendeiro; as fundações Funarbe e Facev; a Sociedade de Investigações Florestais (SIF); o Agros; o Sicoob UFVCredi; o CenTev e o Laticínios Porto Alegre.
Pelas capacitações passaram 780 participantes, com perfis diferenciados, mas boa parte agricultores familiares, donos de pequenas propriedades no meio rural e de pequenos negócios. Um desses participantes foi o morador de Itueta (MG) Rúdio Pieper, de 81 anos, que há 15 frequenta a Semana do Fazendeiro, conforme relata no vídeo abaixo. Sua história se juntou às milhares contadas pelos espaços do campus Viçosa, onde também aconteceu a 13a edição da Troca de Saberes. Com 650 inscritos, além das centenas de visitantes, sua programação teve como tema Curar, levantar e resistir: em memória daquelas que partiram.
Além das capacitações
Mais uma vez o estande da Minifazenda se destacou no evento. Cerca de 700 crianças de escolas de Viçosa e região visitaram o espaço para, dentre outras atrações, conhecer a cadeia produtiva da proteína. O Programa Carbono Zero também esteve representado, como acontece desde 2010. Além de realizar a quantificação e neutralização dos gases do efeito estufa emitidos antes, durante e após o evento, seus integrantes também calcularam as fontes de geração de carbono das propriedades rurais de quem visitou o estande do programa e orientaram sobre o que plantar para neutralizar a emissão.
Na programação deste ano, houve ainda a divulgação dos premiados no torneio leiteiro e os tradicionais leilões de bovinos de leite e equídeos. Também aconteceram shows no Espaço Multiuso e visitas aos espaços de ciência e museus da UFV, além das feiras de artesanato e de equipamentos agrícolas, com 123 estandes. Esse número foi um pouco menor do que em outras edições, mas a ideia era ampliar os espaços de circulação, o que se mostrou uma decisão acertada, segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, que destaca ainda o “público excelente em todos dos dias”. Cerca de 30 mil pessoas circularam pelo campus durante a 92a Semana do Fazendeiro, “que transcorreu com muita segurança e tranquilidade”.
Para o professor Ambrósio, a atuação conjunta entre a reitoria e as pró-reitorias de Extensão e Cultura, Administração, Assuntos Comunitários e de Planejamento e Orçamento, bem como com as diretorias de Tecnologia da Informação e de Comunicação Institucional, foi determinante para o sucesso da 92a Semana do Fazendeiro. “A atuação dos servidores da UFV faz toda a diferença. A Semana do Fazendeiro é um evento de excelência graças à qualidade e dedicação de seus servidores e alunos. Nós nos preparamos muito bem e conseguimos o AVCB do Corpo de Bombeiros Militar, um atestado de que tomamos todas as medidas relativas à segurança e à prevenção de risco e pânico. Além da importância como evento de extensão universitária, ressalto a importância cultural e simbólica da Semana do Fazendeiro, reforçando a UFV como espaço de conhecimento, lazer e entretenimento para toda a região”.
Para conhecer um pouco mais sobre o maior evento de extensão da UFV e sobre quem passou por ele em 2022, assista ao vídeo (abaixo) produzido pela equipe da Diretoria de Comunicação Institucional. Confira também alguns registros de imagens no álbum de fotos.
Divulgação Institucional
_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.
Institucional
Dia da Consciência Negra: o que celebrar hoje?
20/11/2024
Institucional
Campus Viçosa celebra importância do brincar com atividades lúdicas e educativas neste domingo
19/11/2024
Institucional
7º Encontro do Grupo de Gestantes aborda aleitamento materno
18/11/2024
Institucional
IPC revela que alimentação e energia elétrica mantêm inflação de Viçosa elevada em outubro
18/11/2024
Dia da Consciência Negra: o que celebrar hoje?
20/11/2024
Campus Viçosa celebra importância do brincar com atividades lúdicas e educativas neste domingo
19/11/2024
IPC revela que alimentação e energia elétrica mantêm inflação de Viçosa elevada em outubro
18/11/2024
UFV inicia instalação de avançado Sistema de Inteligência Artificial capaz de atender diferentes setores
18/11/2024
Programas de pós-graduação têm editais abertos para mestrado e doutorado
18/11/2024