Todos os campi

Professora do campus Rio Paranaíba recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

19/08/2022

Michele Morais Oliveira Pereira é professora do curso de Administração

O trabalho realizado durante o doutoramento da professora Michele Morais Oliveira Pereira, do curso de Administração, no campus Rio Paranaíba, recebeu menção honrosa na edição 2022 do Prêmio Capes de Tese. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. O resultado foi divulgado este mês e a premiação acontecerá em dezembro.

Em sua pesquisa, a professora Michele buscou compreender como fornecedores globais atuantes em economias emergentes gerenciam a sustentabilidade e como suas iniciativas afetam a si próprios e às cadeias de suprimentos globais. A pesquisadora optou por compreender o fenômeno do ponto de vista dos fornecedores, até então, segundo a literatura sobre o tema, pouco ouvidos em pesquisas nesta área.

O contexto empírico estudado foi a cafeicultura brasileira, especificamente no Cerrado Mineiro. A área escolhida é especialmente relevante porque o Brasil é o maior produtor de café do mundo, suprindo cerca de 32% do consumo global. O Cerrado Mineiro é uma das principais regiões fornecedoras do produto no país.

O trabalho evidencia a relevância das certificações de sustentabilidade e dos relacionamentos entre os próprios produtores e destes com instituições como as cooperativas, a Federação do Cerrado Mineiro, o Sebrae, a Embrapa e as universidades.

Os dados da pesquisa mostraram que a colaboração tem sido essencial para adoção e manutenção de programas de certificação e na gestão da sustentabilidade. Segundo a pesquisa, as certificações têm papel relevante para que estas empresas melhorem neste aspecto, bem como desenvolvam recursos, aprendizagem e competências em suas operações em cadeias globais, ainda que em uma situação de disrupção global e de vulnerabilidade, como foi a pandemia da covid-19.

Michele realizou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras e na Lancaster University, no Reino Unido.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.