Institucional

Campus Viçosa

Embrapa encerra Caravana FertBrasil na Semana do Fazendeiro

17/08/2022

Pesquisadores conversaram com produtores sobre alternativas para carência de fertilizantes

A crise de abastecimento de alguns fertilizantes, iniciada pela guerra entre Rússia e Ucrânia - países que estão entre os maiores fornecedores do mundo - tem causado aumento dos custos de produção ao agronegócio brasileiro, que importa mais de 80% de tudo o que consome. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou uma caravana para percorrer o país e discutir com produtores o aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. A Caravana FertBrasil percorreu mais de 40 polos agrícolas brasileiros durante este ano e encerrou as atividades em Viçosa, na Semana do Fazendeiro.

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Biblioteca Central. Participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Ozanan Durães e o representante da Embrapa Gado de Leite, Carlos Augusto Gomide, entre outros. Após a abertura oficial, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo deram palestras e responderam às dúvidas dos participantes.

As palestras focaram na importância do conhecimento do solo para que seja feito o diagnóstico e planejamento de cultivo de diferentes culturas, o uso de boas práticas agrícolas que reduzem a necessidade de insumos e o correto manejo das culturas. Os participantes da Semana do Fazendeiro também conheceram novas possibilidades para produção de fertilizantes, incluindo soluções digitais.

Divulgação Institucional

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.