Institucional

Todos os campi

Semana da Mulher Rural movimenta e colore o campus Viçosa

16/08/2022

Durante todo o dia, as mulheres participaram de diferentes atividades

Mais uma vez, a parceria entre a UFV e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está garantindo a presença de centenas de mulheres num evento especialmente preparado para elas na Semana do Fazendeiro. Até 18 de agosto, elas estarão participando da 9a Semana da Mulher Rural, cujos objetivos são motivar e valorizar o papel das mulheres na transformação da sociedade e das famílias. Serão cerca de 900 mulheres, em turmas diferentes, visitando o campus Viçosa para trocar experiências, conhecer ou revisitar a Universidade, fazer novas amizades e refletir sobre assuntos relacionados à temática central da 92a Semana do Fazendeiro - Plantar, cuidar, florescer: sonhos, conquistas, vidas! 

A primeira turma, com 278 mulheres, veio nesta terça-feira (16) das regionais da Emater de Pedra do Anta, Paula Cândido, Coimbra, Teixeiras, São Miguel do Anta, Cajuri, Canaã, Guiricema e Ubá. No Centro de Vivência, elas foram recepcionadas e receberam as tradicionais camisetas do evento que ajudam a colorir ainda mais o campus. Dali se reuniram no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino para uma palestra com a coordenadora de Bem-Estar Social da regional da Emater de Ponte Nova, Scheilla Forza. A proposta era promover uma reflexão sobre a força e perseverança da mulher no cuidado com a vida. Scheilla convidou as mulheres a pensar sobre a importância do sonho coletivo para as transformações necessárias ao mundo. Para isso, lembrou personagens e fatos da história recente que fizeram diferença para o empoderamento da mulher.

Numa breve linha do tempo, comentou, por exemplo, sobre a conquista do direito ao voto; sobre a criação da pílula anticoncepcional; sobre a primeira delegacia da mulher no Brasil e sobre a Lei Maria da Penha e a história da mulher que deu nome a essa lei tão importante no combate à violência doméstica e familiar. Todas as referências foram para lembrar às convidadas que essas conquistas são resultantes de sonhos de mulheres que lutaram coletivamente por eles. Por isso, chamou a atenção para a necessidade de elas fazerem parte de uma rede de apoio, de valorizarem o trabalho de outras mulheres, de combaterem a violência, de se cuidarem e de acreditarem em si. Só assim, na avaliação da palestrante, haverá o florescer e a construção de um futuro melhor.

A palestra de Scheilla aconteceu logo após a abertura oficial da Semana da Mulher Rural pela vice-reitora Rejane Nascentes. Ela comentou sobre a sua felicidade em ver as mulheres, “com suas lindas histórias”, novamente ocupando os espaços da Semana do Fazendeiro, depois de dois anos de realização virtual do evento em função da pandemia de covid-19. A vice-reitora dividiu a mesa oficial com representantes da Emater, de prefeituras e das mulheres, como a agricultora Cleuza Maria Júlio, de Coimbra, que contou ter perdido as contas de quantas vezes participou da Semana do Fazendeiro, de onde, segundo ela, sempre se volta feliz e realizada para casa. “A gente vem buscar sabedoria e volta com o coração, a cabeça e a alma cheia de coisas boas”.

A programação da Semana da Mulher Rural incluiu, no turno da tarde, uma dinâmica coordenada pela ex-professora da UFV, Maristela Lima (Teinha), que fez as participantes do dia dançarem sob o sol, e uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga Raíssa Araújo Morais, com o tema Você nasceu para brilhar. A programação voltará a movimentar o campus da UFV nesta quarta e quinta-feira. Estão sendo aguardadas mais cerca de 600 visitantes, 300 em cada dia.

O número é um pouco menor do que em outras edições, como conta a coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater, Margareth Guimarães, que há nove anos atua na organização da Semana da Mulher Rural. A explicação se deve especialmente à pandemia que não acabou, demandando ainda restrições sanitárias. Apesar do público reduzido, Margareth celebra a realização de mais um evento e o sentimento de dever cumprido, de colaborar para que as mulheres rurais tenham sonhos e futuro.

Nesta edição em especial, o desejo, conforme seus organizadores, era ver as mulheres felizes, motivadas e interagindo entre elas depois de um longo período de isolamento. Cláudia Saraiva, extensionista de Bem-Estar Social da regional da Emater de Coimbra, conta que elas “estavam com sede de se encontrar”. E, pelo visto, a sede foi saciada, conforme pode ser conferido nos depoimentos de algumas delas sobre o primeiro dia da Semana da Mulher Rural que estão no vídeo abaixo. Registros fotográficos do evento estão no link tinyurl.com/b3mcm5e3.

Divulgação Institucional

 

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.