Todos os campi

UFV inicia pós-graduação em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto

18/08/2022

Professores da UFV, UFMG e técnicos da Vale em sítio arqueológico, em Itabirito

A UFV está recebendo, esta semana, a primeira turma para o recém-criado curso de pós-graduação lato sensu em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto. São oferecidas 32 vagas para graduados e pós-graduados em diversas áreas do conhecimento, com entrada por processo seletivo. Outras 22 vagas são destinadas a técnicos da Vale e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As aulas serão ministradas majoritariamente de forma remota e a parte prática presencial em finais de semana. O curso tem duração de um semestre e é totalmente gratuito.

A abertura oficial do curso aconteceu na noite de segunda-feira (15), com a presença da vice-reitora Rejane Nascentes e outras autoridades e uma aula magna com o tema Trajetória da Arqueologia no Brasil e Desafios Atuais, ministrada pelo professor Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O curso de especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto é resultado de uma parceria entre a UFV e a empresa Vale S. A., que possui sob sua guarda e proteção diversos patrimônios culturais arqueológicos na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Segundo o coordenador do curso e professor do Departamento de História, Jonas Marçal de Queiroz, os sítios arqueológicos são estruturas históricas construídas nos séculos XVIII e XIX que, apesar dos esforços de manutenção e proteção por parte da empresa, demandam definição e aplicação de métodos específicos de conservação preventiva, bem como ações de Educação Patrimonial.

As aulas práticas e teóricas serão coordenadas e executadas por uma equipe formada por professores pesquisadores do Departamento de História e do Departamento de Solos da UFV e um professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a colaboração de membros do corpo técnico da empresa.

Ainda segundo a coordenação, o envolvimento de estudantes de diversas áreas do conhecimento em um curso de especialização tem por objetivo contribuir para a conscientização sobre a importância da preservação deste patrimônio e do seu papel na construção da identidade cultural do Quadrilátero Ferrífero. A ideia é capacitar os alunos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversas atividades futuras, como: educação formal, não formal e informal; estudos e pesquisas de pós-graduação e atividades relacionadas à elaboração de laudos técnicos de impacto ambiental.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

Forte de Brumadinho, que também será objeto de estudos e pesquisas