Cerimônia de abertura da 92ª Semana do Fazendeiro reforça importância da ciência para a agricultura

15/08/2022

Cerimônia aconteceu no auditório da Biblioteca Central

A cerimônia oficial de abertura da 92ª Semana do Fazendeiro foi realizada na noite desta segunda-feira (15), no auditório da Biblioteca Central. O evento reuniu produtores rurais, integrantes da comunidade universitária, representantes da UFV, de Viçosa e de instituições parceiras, que reforçaram a importância da difusão do conhecimento e da ciência para a agricultura brasileira.

A retomada da realização da Semana de Fazendeiro de forma presencial, após dois anos diante da pandemia de covid-19, foi lembrada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto. Ele destacou que a situação enfrentada por toda a humanidade motivou a escolha do tema Plantar, Cuidar, Florescer: Sonhos, Conquistas, Vidas, em alusão a agricultura como celebração da vida e em reflexão também sobre o ofício do agricultor e do professor, já que ambos plantam e cuidam para que os frutos e os estudantes floresçam, respectivamente.

O ex-aluno da UFV e atual secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Almeida Pereira Fernandes, se disse honrado por já ter participado como estudante, produtor, servidor público e agora secretário da Seapa na Semana do Fazendeiro, evento de extrema importância para “difundir o grande saber da Universidade e contribuir para a geração de renda e emprego e para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil”.

Para o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, voltar a oferecer a Semana do Fazendeiro de forma presencial é um momento simbólico e muito especial, permitindo que mais uma vez a Universidade cumpra a sua missão de transmitir e trocar conhecimento. Ele agradeceu a toda equipe e aos parceiros envolvidos em cada etapa do planejamento e execução para que mais uma edição do maior evento de extensão da região se tornasse possível, diante de todos os desafios enfrentados. “Não é por acaso que é a 92ª vez que a Semana do Fazendeiro ocorre. Ela não chegaria a esse número se não fosse um sucesso”, destacou.

O também ex-aluno da UFV e atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, foi o responsável por ministrar a palestra de abertura do evento, intitulada Ciência, Tecnologia e Inovação para o agro brasileiro. Nela, Moretti demonstrou que o Brasil conseguiu, em menos de cinco décadas, passar de importador de alimentos a exportador, a partir da criação de um modelo sustentável competitivo de agricultura tropical  baseado em três pilares: transformação do solo pobre e ácido em solo fértil, tropicalização de variedades e animais e desenvolvimento de uma plataforma de produção sustentável. Todos esses pilares, segundo o presidente da Embrapa, foram movidos à ciência e alcançados com as pesquisas de instituições públicas como a UFV e com o apoio dos produtores rurais.

Vale lembrar que a 92ª Semana do Fazendeiro acontecerá até sexta-feira (19), com diversas atividades, no campus Viçosa. Todas as informações sobre a programação desta terça-feira (16) podem ser acompanhadas em tinyurl.com/aftztp3p.

Fotos: Daniel Sotto Maior

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.