Institucional

Campus Viçosa

Troca de Saberes abre atividades da 92ª Semana do Fazendeiro

14/08/2022

Primeira mesa de discussão teve como tema Políticas Públicas em apoio à agricultura familiar

O tão aguardado momento de se encontrar novamente na Semana do Fazendeiro chegou e agricultores, pequenos produtores rurais e a comunidade de Viçosa e região voltaram a se reunir no último sábado (13), na UFV. Após dois anos com realização de forma virtual, diante da pandemia de covid-19, a Troca de Saberes abriu as atividades da programação, no gramado localizado em frente ao Edifício Arthur Bernardes, e não deixou de lembrar as vidas perdidas na pandemia, com o tema Curar, levantar e resistir: em memória daquelas que partiram.

Como destacou na abertura um dos coordenadores da Troca de Saberes e professor do Departamento de Educação da UFV Willer Araújo Barbosa, a estimativa é que cerca de 500 pessoas, dentre agricultores, indígenas, quilombolas, representantes de sindicatos, movimentos sociais e culturais, além da comunidade acadêmica e do público em geral, participem das atividades oferecidas na Troca e debatam, principalmente, questões importantes como fome, desigualdade social e fortalecimento da economia solidária. 

A primeira mesa de discussão aconteceu na tarde de sábado (13), com o tema Políticas Públicas em apoio à agricultura familiar. Participaram do debate a presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais e assessora de projetos da Cáritas, Renata Siviero Martins; e o assessor do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) Gabriel Fernandes. Ambos compartilharam suas experiências e percepções sobre políticas públicas, tendo como enfoque caminhos para se fomentar uma sociedade mais igualitária.

A união entre o conhecimento técnico e o saber popular, a principal marca da Troca de Saberes, esteve presente também nas conversas, partilhas e debates, realizados no sábado e no domingo, e que continuarão até a tarde de quarta-feira (17), contando ainda com a Troquinha, espaço destinado às crianças, com atividades de arte-educação desenvolvidas pelos projetos Curupira e Conviver do CTA-ZM, além de instalações artístico-pedagógicas. Todos os detalhes podem ser acompanhados no Instagram da Troca de Saberes.

Programação

No sábado teve início ainda o credenciamento dos participantes da 92ª Semana do Fazendeiro e entre os destaques da programação para o público em geral estiveram: a feira de produtos agrícolas e artesanais, no Centro de Vivência; a minifazenda, com a demonstração da cadeia produtiva da proteína, a partir dos tipos de grãos, leguminosas e animais do campo; a exposição de antigomobilismo, com vários modelos de automóveis fabricados entre as décadas de 20 a 80; e as apresentações musicais no Espaço Multiuso. As atrações continuam nesta segunda-feira (15), como pode ser conferido em: tinyurl.com/3h4afbf8.

Divulgação Institucional

Fotos: Daniel Sotto Maior

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

A Troca de Saberes acontecerá até esta quarta-feira

Da esq. à dir., Gabriel, Renata e Willer