Todos os campi

Projeto ajuda produtores rurais na adequação às legislações trabalhista e ambiental

05/08/2022

Os estudantes visitam as fazendas para avaliação

Uma parceria formalizada entre a UFV, o Banco do Brasil e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) está permitindo que estudantes ajudem a definir se produtores rurais interessados em obter empréstimos e financiamentos estão em conformidade com as legislações trabalhista e ambiental. A UFV é a primeira universidade a participar desta parceria porque já tem grande experiência neste tipo de trabalho por meio do AgroPlus, um projeto de extensão e pesquisa aplicada do Departamento de Economia Rural (DER).

O Agro Plus Brasil nasceu como Soja Plus, um projeto da Abiove para ajudar produtores a se adequarem às legislações brasileiras exigidas para a exportação da soja. Logo no início, em 2014, a equipe coordenada pelo professor Aziz Galvão da Silva Júnior (DER) aderiu ao projeto para proporcionar experiências práticas aos alunos das ciências agrárias. Em oito anos, já foram atendidas 215 propriedades em Minas Gerais, 150 na Bahia e 10 no Mato Grosso do Sul, colaborando com a verificação de adequação legal de 500 milhões de toneladas de soja. A partir de 2021, a equipe se adaptou para atender também a outras culturas, concentrando-se em Minas Gerais, com o apoio financeiro da Abiove e parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

O professor Aziz explica que o AgroPlus tem sido um diferencial na formação de estudantes da UFV. O projeto chega a receber mais de 300 inscrições a cada ano. Os interessados em participar passam por um intenso treinamento, com palestras, workshops e provas. Os selecionados ganham bolsas para execução do trabalho que consiste em visitar fazendas e aplicar um longo questionário para avaliar a adequação dos produtores às legislações vigentes. “Não se trata de fiscalização, mas sim de um levantamento da realidade da propriedade, por isso os agricultores aderem com facilidade”, diz Aziz. Depois, os estudantes preparam e apresentam um relatório completo sobre as necessidades de adequação e melhorias, mostrando ao produtor a importância de se adaptarem para terem sustentabilidade nos negócios.

Ainda segundo o professor Aziz, o Banco do Brasil já vinha colaborando com a indicação de propriedades a serem visitadas e sempre demonstrou confiança no trabalho realizado pelo projeto, inclusive participando da capacitação dos estudantes. Agora, com a formalização da parceria, a equipe do AgroPlus UFV passa a emitir uma carta atestando a adequação dos produtores para que obtenham isenção de algumas tarifas nos empréstimos rurais. O objetivo é atender a 100 produtores de Minas Gerais, sendo 40% de soja. A equipe do AgroPlus pretende dar uma atenção especial aos produtores de café da Zona da Mata mineira.

Oportunidades

O professor afirma que a maioria dos estudantes que vence as etapas do treinamento sai da Universidade com boas propostas de emprego nas melhores empresas agrícolas do país. Mais de 800 alunos já passaram pelas capacitações nos três campi da UFV e também nas universidades federais do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Oeste da Bahia (UFOB) e de Passo Fundo (UPF).

A estudante Ingrid Tavares, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, passou por todas as fases de seleção e agora atua como gerente do AgroPlus. Ela conta que as capacitações sobre as normas regulamentadoras das atividades rurais no Brasil foram essenciais para a sua formação. “Sinto que estou ainda mais qualificada para atuar nessa área e auxiliar o produtor rural na melhoria de seus indicadores sociais, ambientais e econômicos, aumentando a dignidade e qualidade de vida dos trabalhadores rurais e preservando o meio ambiente”.

Em seu trabalho de conclusão do curso, Ingrid avaliou os resultados do AgroPlus na adequação das construções rurais à legislação em Minas Gerais. Ela concluiu que a grande maioria dos produtores não tem acesso fácil às normas legais. “Notamos um incremento positivo de adequação em todas os temas tratados no AgroPlus, sobretudo quando há uma segunda visita dos estudantes aos produtores. Este trabalho nos dá ainda mais segurança de que estamos ajudando a elevar a sustentabilidade do agronegócio nas propriedades que visitamos”.

Saiba mais sobre o Agro Plus Brasil no vídeo disponível no YouTube.

_____

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

Alunos da UFV orientam os produtores rurais a atuarem de acordo com a legislação