Todos os campi

Comissão forma rede colaborativa para fortalecimento da saúde mental da comunidade

27/07/2022

Atenta às consequências da pandemia de covid-19 na saúde mental da comunidade universitária, a administração da UFV criou, no início de julho, uma comissão técnica para a formação de uma rede colaborativa que atue no sentido de minimizar os transtornos psíquicos e emocionais agravados nos últimos dois anos. Os trabalhos, que já começaram, envolvem o monitoramento, acolhimento, apoio, diálogos e outras ações necessárias para o fortalecimento da saúde mental e para a garantia do bem-estar e da qualidade de vida da comunidade.

A comissão é presidida pela vice-reitora Rejane Nascentes e reúne 22 representantes de diferentes setores dos três campi da Universidade, bem como de entidades representativas de servidores e estudantes. Eles têm até outubro para apresentar estudos e propostas que resultarão na criação da Comissão Permanente em Atenção à Saúde Mental da Universidade Federal de Viçosa. Esse é um desejo que já havia sido sinalizado pela atual administração, mas que foi adiado em função das dificuldades operacionais geradas pela pandemia, conforme explica o assessor de Saúde da UFV, Bruno David Henriques.

Com a comissão, a expectativa é que a comunidade se mobilize na construção do entendimento de que cabe a todos o enfrentamento dos problemas relacionados à saúde mental e não apenas aos gestores da instituição e aos setores ligados à assistência em saúde. Esse movimento vai além da necessidade de consulta. Por isso, a criação de uma rede constituída por diversos núcleos de acolhimento e apoio, que funcionarão em diferentes setores e envolverão desde aspectos e práticas pedagógicas até a ampliação e fortalecimento das atividades esportivas e culturais.

“Temos que buscar soluções conjuntas e entender o papel de cada um, inclusive das famílias, no enfrentamento de um problema que se agravou com a pandemia e aflige atualmente todo o mundo. Precisamos ter respostas institucionais construídas com a contribuição de todos. Não queremos nada verticalizado”, ressalta a vice-reitora. “A mobilização da administração, de professores, técnicos e estudantes em torno desta causa é fundamental”.

_____

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.